segunda-feira, 16 de setembro de 2013

50 Anos do Levante de Brasília.

Aos granadeiros de ontem, de hoje e de amanhã;

Hoje, 12 de setembro de 2013, se completam 50 anos do que julgamos adequado renomear de “ O LEVANTE DE BRASILIA” .
Tive a oportunidade de relatar fatos sobre o evento, inicialmente por emails e, depois, apresentando  o meu testemunho pessoal, por escrito( *1). Mais a frente, tomei conhecimento dos testemunhos de vários militares que, á época, também serviam ao Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) todos eles importantes por se tratar de uma atitude sem qualquer direção central onde foram colocados á maneira de cada um,os dados da época.
O trabalho de pesquisa, elaborado com competência e persistência  por Cmt sucessivos do “Batalhão do Imperador” reuniu farto e consistente material que melhor estaria se consolidado em um pequeno livro que pudesse , com transparência em sua difusão, deixar claro e patente as características daquele movimento e de sua significação histórica, em que ...” o Exercito e, em especial o BGP deixou claro, como numa espécie de avant-premiere, seis meses antes do Movimento Nacional de 1964, qual a posição a ser tomada, em relação as tentativas de qualquer ideologia totalitária que tentasse se impor no Brasil.”(*1).

Julgo  que a  Ativa  pode ainda sublimar  suas dificuldades conjunturais e editar tal livro, o que pode ser feito sob a coordenação do Comando do BGP e com o auxilio dos participantes ainda presentes, pois .......  “ Não é do conjunto de fatos como esse que se constitui a verdadeira Historia – de uma Unidade e, por extensão, de todo o Exercito – e se fundamente a Tradição, valor inquestionável para uma instituição e para uma Sociedade que desejamos forte, ampla e segura ? .” (*1)  Deste modo, uma publicação a respeito, além da divulgação de dados multifacetados do acontecimento, serviria de base de estudos de acadêmicos e de pesquisadores sérios , pára complementar o conhecim,ento de uma época ainda enevoada e “esquecida” pela parte da mídia mais interessada no contato com o Poder atual . Seria útil, ainda,por último mas não menos importante,  para lançar a “pá-de-cal” em uma versão , difundida em emails e que constaria, lamentavelmente,  de uma publicação ligada á Instituição, de que uma tropa , vinda do Rio, chegou em Brasilia  e...pronto, Brasilia estava liberada... , simples assim.

Na ação efetivada (*1) ,além da presença competente do Comando do BGP, de seus oficiais e  graduados,  os soldados do contingente paulista que atendiam ao Serviço Militar, em Brasilia, se posicionaram,em uníssono, em defesa das Instituições. Estes últimos, “..... em sua maioria do interior do estado de São Paulo, imbuídos do sentimento de responsabilidade e de respeito ás  autoridades, participaram como militares  e como cidadãos, dessa parte brilhante da Historia Militar confirmando assim o conhecido dito do Gen Osório de que “ é fácil a missão de comandar homens livres; basta indicar-lhes o caminho do dever” “ ........ “ jovens ainda, com 19 ou 20 anos, já haviam atendido ao primeiro chamado da Patria, quando se incorporaram a um quartel, no ainda desconhecido Centro-Oeste, longe do conforto de suas residências e da companhia dos seus familiares e, no citado acontecimento, cumpriram na pratica com  o único juramento profissional que impõe como limite máximo o sacrifício da própria vida.... ao serviço da Patria e a defesa de sua Honra, Integridade e Instituições.  (*1)

O tempo passa, mas não apaga os trabalhos positivos e a obra de homens de caráter, quaisquer venham a ser as nuances da conjuntura do Exercito e da Nação!

Assim, hoje, sugiro  aos companheiros da época, acima  de postos e graduações, que junto aos seus familiares e amigos , ou até mesmo sozinhos se as circunstâncias da vida  impuserem, possam relembrar com serena confiança que cumpriram o seu dever e que seus atos , na medida do possível, ficarão  registrados e servirão de exemplos aos granadeiros de hoje, de amanhã ... E DE SEMPRE .

ARY DOS SANTOS Cel Inf Ref (granadeiro  1960/1964)
OBS (*1) – “Causos, crônicas e outras ...” Volume 9
 SD Borges 2654
5ª Cia 2º Pel 1993
BS/BGP
"Uma Vez Granadeiro Sempre Granadeiro"
"A Guarda Morre Mais Não Se Rende"
"Guardaaa!!" 
>

Um comentário:

Anônimo disse...

Apresentando continência ao Cel.Ary.

Eu estava sentindo saudade de ver artigos recentes aqui no blog, assim como estou sentindo a falta de notícias do Gomês. Tenho a agradecer ao Borges pela postagem.

Se fruto do imaginário popular ou religioso. Ou se correspondente à realidade, eu não sei. Mas vejo, vez ou outra, termos como "Milícias Celestes"... "Senhor Deus dos Exércitos". Enfim, estou citando isto para fazer ver que ainda nós, os humanos, somos necessitados das forças armadas que, quiçá, por sua vez façam as vezes dos anjos guardiões, de asas verdes, azuis ou brancas.

FORA DE FORMA. MARCHE!!!

pk