terça-feira, 27 de dezembro de 2011

CASSINO DO GOMÊS - Paróquia do Frei Osório.


Colaboração do Granadeiro Pekowal CPP/63





Paróquia do Frei Osório, era assim que alguns faziam uma espécie de brincadeira nominando o BGP. 
Frei Osório era o capitão capelão nos últimos dias do ano de 1963. Era Natal e diversos soldados certamente estavam passando o primeiro Natal longe de seus familiares. Eu era um deles. No "rancho" as mesas estavam enfeitadas para esta época. As luzes tinham um brilho especial, este mesmo brilho que toca o coração das pessoas sensíveis e que certamente vem de outras esferas que são da magia angelical. 
Tantos certamente estavam com suas mentes e corações vibrando em harmonia com seus pais, irmãos e outros parentes distantes cerca de mil quilômetros dali.
Na "parede da memória", como cantou Elis, pintavam-se diversos quadros. A mim, fazia-se presente a mesa simples, com toalha branca sob a qual meus pais colocavam um pouco de capim seco para lembrar o nascimento humilde do menino Deus. Fulgurava também a imagem do crucifixo, feito pelas mãos de meu pai, a bíblia aberta sobre a mesa, a oração e os alimentos sem carne, observando tradição dos antepassados.
Religião vem do verbo "religare" e tem o significado de "religar", ou seja, tornar a ligar o homem a Deus. É neste mister que os capelães de todos os matizes, pastores diversos, servem de elo entre o Céu e a Terra. Para nós foi a figura do frei Osório que desempenhou este papel e é através deste símbolo que gostaria de expressar a minha gratidão.

Feliz Natal!   

Blogger: Esta mensagem infelizmente foi editada com alguns dias de atraso por única e exclusiva falta de tempo, mas por se tratar de material de tão rico conhecimento não poderia eu deixar passar. Obrigado Pekowal pelo carinho lembrança em sua forma de expressar as felicidades na renovação anual de nossos votos.

>

3 comentários:

Anônimo disse...

NOVA CCS/BS-XEREM - PEKOWAL, vc me faz remexer no fundo de meu baú de
lembranças e trazer à tela o MALINHA (ADAIL BOMBARDA,CCS/64- Araraquara), que era o Coroinha e Ordenança do Frei Osório.Ele, que em alguns sábados convidava alguns
companheiros para darem uns mergulhos na Agua Mineral. Então iam os companheiros, em passo de passeio, ali pelos fundos do Quartel, e lá se divertiam.Eu fui apenas uma vez e não posso reclamar , pois até lanche o Frei arranjou. Ele pediu a mim que fizesse com umas cartolinas , uns cartazes com frases akusivas a eventos comemorados na Capela, anexo ao Setor de Esportes, onde também o Cap. CESETTI atuava. Bons tempos e boas lembranças que longe estão mas não esquecidas.-XEREM-27/DEZEMBRO/2011-09,26H,-3A.FEIRA.

Anônimo disse...

"MESMO EM MEIO A UMA GRANDE LUZ PODE EXISTIR ALGUMA SOMBRA. ATÉ O SOL TEM MANCHAS."
(Masaharu Taniguchi)

Relendo agora o texto, percebi que há alguma falha de redação, no que me penitencio. E, óbvio, não quero relacionar o pensamento do mestre da Seicho No Ie com isto. O pensamento o trago aqui como uma saudação fraterna ao Neoclair que, dias atrás, citou este movimento espiritualista em um de seus comentários.
Ainda quero agradecer pelas gentis palavras às quais bem sei não me fazer digno.
(PK)

Anônimo disse...

Pekowal
Boa lembrança, esta do Frei Osório...Não sei se você e Xerem estavam presentes na missa, após o juramento da Bandeira, quando ele disse: " Ontem vocês eram recrutas, hoje são soldados". Aí fez a pregação em torno do que era ser soldado, por sinal excelente esplanação o que foi muito bem comentado pelos que estavam presentes na missa. Nós já sabíamos da responsabilidade de ser um soldado, mas o reforço do Frei valeu. Recordar os acontecimentos bons é viver com ternura.
Zelito