terça-feira, 24 de julho de 2012

SECRETARIA DO CASTILHO – Corneteiros do BGP


Suas funções nas unidades do Exército Brasileiro é participar das diversas solenidades e formaturas, dando os toques para a execução dos movimentos de Ordem Unida, bem como através de seus toques diários Alvorada, Recepção de Autoridades Militares, Silêncio entre outros.  São eles que nos deixam com mais saudades, pois a presença deles, marcam com o seu som a movimentação do quartel e as alvoradas dos tempos que não voltam mais.



>

4 comentários:

Anônimo disse...

NOVA CCS/BS-XEREM - "...levanta recruta, seu filho batuta...", que faz lembrar o lindo toque que determina o inicio do expediente do Quartel. Logo mais outros, até que chega o toque "embromador, embromador " para conduzir os realmente embromadores à enfermaria. Depois outros, outros e mais outros, até o "...quem quer sair, póóóóóódddddeeee...!!! que libera quem vai pra cidade ou pra vadiagem.E mais outros, mais outros até o emocionante toque do SILENCIO, que determina o final do expediente para o pessoal fora da escala de sentinelas. E assim, os militares que são encarregados de informar à tropa , em forma de belos e claros sons de cornetas , ou clarins ou pistões (trompetes) , chamados de Corneteiros são os mais deixarão saudades nos colegas que um dia deixarão a vida militar. Da minha incorporação, lembro muito bem dos toques dos praças velhos Cb CASTRO, Cb IVO, SOLANO,dos meus companheiros de turma ROSA (Matonense, cognominado CORNETEIRO DISTRAIDO), SEXTA FEIRA, INDIO (Vicente Muniz), BRAS DELBONI, LIMINHA, PAPADOPOLI. Havia outros, claro, mas estes foram os que mais se destacaram.E até hoje, quando nos encontramos nas reuniões do BS, muito assunto temos para trocar e tecer.Boa essa matéria Castilho. Valeu pela inspiração que me permitiu escrever este texto.- Um cordial e begepeano abraço do Xerem.

Anônimo disse...

SORIANO, é este o corneteiro da CPP de nossos tempos.
Há uns três dias eu pensei em buscar matéria sobre os corneteiros e, neste universo mental, eis que o Castilho já estava em sintonia.
Não me lembro das caricaturas dos toques aos quais o NEOCLAIR bem faz lembranças, mas penso que bem mais forte do que a lembrança que mora em nós ela faz morada na alma dos corneteiros, pois que é feita pelos seus toques, qual a marca das trombetas angelicais.

E, um pouco de história:

O Corneteiro Lopes é um curta-metragem brasileiro de 2003, dirigido por Lázaro Faria. Este filme, que é o quarto trabalho do diretor baiano, reconta livremente a história lendária de um evento ocorrido pelas guerras de independência ocorridas no Brasil após a declaração de Dom Pedro I.
A Bahia encontra-se sitiada pelas tropas portuguesas que vêm pouco a pouco deteriorando as forças de resistência comandadas pelo General Labatut. Em meio a uma feroz ofensiva, o comandante ordena ao corneteiro português servindo nas fileiras baianas Luiz Lopes a tocar a "retirada". Por motivações que se tornam ambíguas pela trama, o corneteiro Lopes desobedece e altera o toque para "avançar cavalaria, a degolar". O resultado, premeditado ou não, é a fuga desordenada das tropas portuguesas que pensam terem os baianos conseguido reforços. Deste modo foi vencida a Batalha de Pirajá, decisiva para a independência da Bahia

pk

Anônimo disse...

NOVA CCS/BS-XEREM - Poxa, acho que descobri a formula do Gelo:- enganar-se quanto ao nome faz os parceiros remexerem em suas cacholas e trazer a informação correta. Se isto funciona, que seja assim então. Grato, PEKOWAL, te juro que não me lembrava o nome correto, mas no decorrer da criação do Texto, me veio à mente o nome do SORIANO, excelentissimo Corneteiro, tão bom quanto o colored CB CASTRO ou o Catarina CB IVO.Os 3 eram os quentes para fazerem os toques onde estivesse o Presidente ou visita importante. Aí, chega os recos e um tal de ROSA, bom corneteiro, da 4a.Cia, sopro perfeito, mas (tem sempre um mas) um belo dia, talvez devido a uns tragos, noite mal dormida (Maria BGP me ajuda nesta, por favor), distraiu-se e não é que o danado do FERNANDO ROSA toca Rancho ao invés do Toque para Presidente da Republica.?Dizem que quase que o Castelinho rebaixa o Oficial da Guarda do momento a Cadete por causa disso.Aí, parece que o susto colocou-o novamente em forma e desta feita, o toque saiu bonito e claramente certo. Dai o codinome de CORNETEIRO DISTRAÍDO, por mim colocado neste, quando do meu CAUSOS DA CASERNA. Tão distraído quanto o Corneteiro Lopes das epopéias e das guerras do inicio do Império, só que lá o equivoco, que quase provoca uma matança das forças nacionais, ao invés disso, o Recuar que virou Atacar propiciou uma vitória do exército de então. É a estória da história. E que venham mais textos do PEKOWAL. Xerem tá na boca de espera.-

Anônimo disse...

NOVA CCS/BS-XEREM - Ai meu Deus, citando os corneteiros da minha época e acabei esquecendo o meu querido amigo ARY BOQUINHA (ARY BRAGA FERREIRA), da 4a.Cia, da cidade de São Carlos, tão assíduo frequentador dos encontros do BS, tanto que também é membro deste. E tinha um toque refinadissimo.Desculpe-me Ary. Mas aqui está a ressalva e a lembrança. Um abraço.Xerem