terça-feira, 27 de novembro de 2012

1º Memorial aos Granadeiros.



           NOVA CCS/BS-XEREM - Enfim, um sonho que se tornou realidade! Sonho do MOURA, do XEREM, do JOCAL, do Prefeito MARCOS   FONSECA,  que durante o 23º ENCONTRO DO BS, em Araraquara, pediram ao Coronel MONTENEGRO uma barretina e este, num gesto cordial e magnânimo, concedeu,  doando, durante os festejos do 189º Aniversário do BGP a barretina montada numa peça de madeira pintada de preto, com o brasão atual  incrustado na mesma.
          

         Foi doada à  filha do saudoso MOURA, a Nathalya que representava o pai , recentemente falecido . E a barretina tinha destino certo: um monumento erguido   em homenagem aos rapazes ibitinguenses  que a mais de 30 anos foram servir ao Exército no BATALHÃO DA  GUARDA PRESIDENCIAL.

         Com a realização do 22º Encontro na cidade, o Prefeito de Ibitinga, os Secretários e a população se encantaram com o colorido das fardas, os sons maravilhosos executados pela Banda do BGP, que se apresentaram  na praça durante o dia e à noite , na Sede Social do CBI.

         Então motivos para ficarem entusiasmados houveram às pencas. Com isso, a vontade de perpetuar esse  entusiasmo num símbolo duradouro houveram por bem, depois de entendimentos, criar o Decreto Municipal que autorizava a produção e instalação do Monumento, em granito, e sobre ele, a Barretina,         guardada em caixa de Acrílico, artisticamente confeccionado, para a proteção e exibição da citada peça.

         Para identificar e dar sentido ao monumento, uma linda placa em aço inox com letreiros alusivos ao espírito militar, ao respeito às coisas do Exército , que durante um ano, foi à casa de 32 ou 33 jovens, em duas incorporações .(1978 e 1979). E os nomes dos mesmos colocados sob os outros nomes do Prefeito,  da 1a.Dama, do Cel.Comandante do BGP e do General Cmt do BS, respectivamente, MARCOS FONSECA, ESPOSA, CEL. MONTENEGRO e GENERAL FERNANDO CARDOSO.
        As duas peças, o Totem e a Placa compõem o MEMORIAL DO GRANADEIRO IBITINGUENSE.  Com a  presença do Poder Executivo e seu Secretariado mais os representantes do BS de Ibitinga mais  a minha pessoa, que ali estava representando o BS Araraquara e também de outras cidades. Foi lido no ato, por mim , um texto redigido pelo Coronel Montenegro, a mim enviado pelo amigo Tenente MITCHELL.
        Adoraram o espírito do mesmo, relatando a breve   história do BGP e o sentimento de  honra em ceder ao Memorial àquela peça que é uma das marcas incontestes da nossa Unidade, justamente por estar ali no corpo de presentes do ato. O Fotografo da Municipalidade ficou de mandar ao meu e-mail algumas fotos que eu não pude fazer. Enfim, uma festa simples mas  bem significativa .E é o primeiro fora dos limites do BGP. Tomara que outras cidades façam o mesmo.
        São Carlos já criou o mastro   para hastear nosso estandarte, na chácara Terra Nostra,. Do amigo Resende, matéria de dias atrás, no blog do BS Veteranos do BGP - blog spot . Com. Indo a Ibitinga, para comprar seus bordados ou a passeio, dêm uma chegada ao Prédio do Gabinete do Prefeito e lá conheçam o Memorial do Granadeiro Ibitinguense. Mais uma importante peça para o já rico acervo de curiosidades daquela simpática Estância Turística. 

Um cordial e begepeano abraço do XEREM - NOVACCS/BS-XEREM.
>

4 comentários:

Anônimo disse...

NOVACCS/BS-XEREM - Nas fotos acima, leiam, por favor, os nomes dos personagens.
Foto 1) - A Relações Publicas ALLINY simula descerrar a placa.
Foto 2) - Ten. LAERTE - Secretário ALLINY - Secretário - JOCAL
Foto 3) - JOCAL - SARMIENTO - BONINI - LUPERCIO - Ten. LAERTE
Foto 4) - JOCAL - SARMIENTO - BONINI - LUPÉRCIO - XEREM ladeiam o Totem contendo a Barretina.

Anônimo disse...

Eu sou da turma de 1982, 3ª CIA- EX-SD MARTINS, acho que seria justo que o Exercito Brasileiro pudesse incentivar a criação de parcerias com todos os municipios que enviaram seus municipes para compor as fileiras do BGP,criando nucleos de encontro de veteranos,festividades e assim passando para as demais gerações o verdadeiro espirito BEGEPEANO, poderia ser criado uma credencial própria, pois os nossos certificados de reservistas já a muito estão deteriorado pelo tempo de tantos anos e décadas,acredito que seria algo que poderia ser feito com esforço e boa vontade de nossos atuais comandantes,enfim parabéns Batalhão Saudade,"A guarda morre mas não se rende", um Forte Abraço.

Anônimo disse...

EX-SD Martins - turma de 1982, 3ª CIA - Capitão Chaves, Sgt. Sherer e Sgt.Rós do 1º Pelotão, i 1/2 : alex_baungarthen@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Caro amigo SD Martins.
Faço minhas as suas palavras, pois também sou da turma de 1982, 3º Pelotão, saudades de um tempo muito bem vivido por todos nós, um abraço do amigo SD DELMIR (Formigão).