quinta-feira, 2 de junho de 2011

SEÇÃOD E COMUNICAÇÃO SOCIAL DO BGP - CERIMÔNIA DE ENTREGA DO FACÃO PIONEIRO LOBO GUARÁ

CERIMÔNIA DE ENTREGA DO FACÃO PIONEIRO LOBO GUARÁ
            (Brasília - DF) - Em cerimônia militar, ocorrida no dia 26 de maio no Batalhão da Guarda Presidencial, foi entregue pelo Comandante Militar do Planalto, General-de-Divisão Araken de Albuquerque, o Facão Pioneiro Lobo Guará Número 002/C ao General-de-Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Comandante Militar do Sudeste e antigo Comandante da 11ª Região Militar.
            Participaram ainda da cerimônia, o antigo Chefe do Estado-Maior do Exército, General-de-Exército Marius Teixeira Neto, o Comandante da 11ª Região Militar, General-de-Brigada Antônio de Pádua Barbosa da Silva, Comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Brasília e veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
            Em alusão aos 50 anos de Criação do Comando Militar do Planalto e da 11ª Região Militar, o “Facão Pioneiro Lobo Guará” foi instituído com o objetivo de resgatar a memória da imperativa participação do Exército Brasileiro nos trabalhos que permitiram a transferência da Capital Federal para o Planalto Central do País.
            Com sua criação, o Facão Pioneiro passou a ser ostentado por todos os Comandantes, Chefes e Diretores de OM subordinadas ao CMP, em memória a essa epopéia.
            A criação do Facão está vinculada ao pioneirismo da Missão Crulls - “Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil” que, em 1892, com integrantes do Exército, trilhou o Planalto Central, realizando o levantamento de uma área, estrategicamente propícia, para abrigar a nova Capital Federal.
            No seu corpo, traz gravado o lema “Profissionalismo e Entusiasmo” - valores presentes e praticados nas organizações militares da área do Comando Militar do Planalto, da 11ª Região Militar e da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada -; e o Lobo Guará - predador característico da região e que habita o cerrado do Planalto Central.

















>

Nenhum comentário: