domingo, 7 de abril de 2013

Despedida a veterano da F.E.B


E com enorme pesar que chegou até o meu conhecimento e venho a retransmitir a todos do bs o falecimento   do pracinha da Força Expedicionária Brasileira SD Lansilotte motorista nº66.

MINISTÉRIO DA GUERRA – 1º EXÉRCITO – 1ª DIVISÃO DE INFANTARIA EXPEDICIONÁRIA –COMPANHIA DE INTENDÊNCIA – LIVRO DE AUTERAÇÕES – SOLDADO JOÃO LANSILLOTE  - ANO DE 1944
JANEIRO:- a 18, foi transferido da 1ª Cia Int.  Reg. , tendo se apresentado na mesma data, sendo incluído no estado efetivo desta Unidade.
MARÇO:- a 14,  tomou o nº 66 .  ABRIL:- Sem alteração
MAIO:- a 17, foi identificado sob o nº 1G-289.748
JUNHO:- Sem alteração
JULHO:- Sem alteração
AGÔSTO:- Sem alteração.
SETEMBRO:- a 20,  deslocou com o 2º escalão, com destino a além-mar.
OUTUBRO:- Sem alteração.
NOVEMBRO:- a 28,  o 2º Tenente Claudio Mendes da Silva, se expressou nos seguintes termos: soldado nº 66 , tudo fez para cumprira contento a missão que lhe foi afeta, atenta ao trato da viatura que lhe estava distribuída, proporcionado, digo, proporcionando-lhe o máximo de assistência isto é confirmado pelo estado de funcionamento e conservação em que a mesma se apresentou nas missões de transporte de tropas;  a 29 , foi público ter se deslocado no dia 24 do corrente da região de Pisa ( Staging Area), (Via S. Rossore), para Pistóia, acantonado na Via Nazario Sauro nº 214.
DEZEMBRO:- Sem alteração.

 
ANO  DE  1945:
JANEIRO:- Sem alteração.
FEVEREIRO:-  Sem alteração.
MARÇO:- Sem alteração.
ABRIL:- a 11,  foi público fazer jus a transcrição da nota de comando nº 10,  publicada no Bol. Int. nº 48 de 17-II-945, desta Unidade, que se segue:


“V EXÉRCITO – IV CORPO – 1º D. I. E. – ESTADO MAIOR – 1ª SEÇÃO – ITÁLIA, 15 de Fevereiro de 1945  – NOTA DE COMANDO Nº 10 – OS MOTORISTAS DA F. E. B.
Diáriamente, entre a extensa frente da Divisão Brasileira e os órgãos provedores do Vº Exército, circulam pelas estradas nos dois sentidos, como o sangue que as veias e artérias leva a vida ao organismo, os comboios que transportam também os meios de vida e de combate para as unidades da F. E. B.  E no ruído desses veículos que rolam dia e noite adivinha-se a alma brasileira dos homens que os conduzem ao destino certo, sejam boas ou más as condições do tráfego,  esteja clara ou nebulosa a visibilidade. – Bravos motoristas que mereceis a nossa admiração,  por certo o vosso olhar seguro transmite ao vosso volante a vossa vontade,  porque sabeis que a preciosa carga que conduzis é o alimento para a nossa gente que combate,  ou o carburante que aciona os motores,  ou a munição que levará a morte às fileiras inimigas.   – O ruído que deixais em vossa passagem,  característico da força do carro que conduzis,  esse ruído que vos acompanha e que vos parece, bravos profissionais do volante, música encantadora, qual o hino que a máquina entoa pela vitória do nosso Brasil sempre lembrado,  é bem o símbolo da vossa fortaleza de ânimo,;  ele não vos deixa distrair, ele vos afasta do sono muitas vezes exigido pelo continuado e estafante labor, ele vos acompanhará durante vossa permanência aqui, como vos não deixará quando, longe da guerra, estiverdes a gozar a bendita paz, na abençoada Pátria Nossa, na terra incomparável do Brasil.  Bravos motoristas da F. E. B. !   Fizeste jus, pela vossa constância e dedicação, à confiança dos vossos camaradas chefes, e ao respeito dos vossos compatriotas.  (a)GEN DIV JOÃO BATISTA MASCARENHAS DE MORAIS-Comandante da 1ª D. I. E. – F. E. B.)”.  A 17, com o Mem. nº 72 S/A, de 17/IV/945, foi mandado apresentar ao Sr Major Adjunto do S. I. , em Pistóia, com a viatura G. M. C. de 2  ½  ton.  nº 20.  A 17, foi público a seguinte referência elogiosa:
A confirmação, digo, a continuação da ofensiva das forças do IV Corpo de Exército, com a participação da 1ª D. I. E. e da 10ª Divisão de Montanha, justaposta proporcionou as nossas armas, como aos nossos vizinhos, uma série de magníficos triunfos, de 3 a 7 de março corrente, que culminaram na conquista da cidade de Castelnuovo, merecendo a atuação de todos os elementos uma honrosa apreciação do Exmo Sr Gen Cmt do IV Corpo, que abaixo se transcreve:- “General Cmt. da 1ª D. I. E. e F. E. B.  1 – Vós e os oficiais e praças sob o comando são, por esta elogiados pelo cumprimento das várias missões no decorrer da operação ofensiva realizada a direita da zona do IV Corpo de 3 a 7 de março de 1945.  No fim da fase, a Divisão Brasileira, mais uma vez estava  nos objetivos que lhe haviam sido designados.  2 – A missão defensiva do 1º R. I. reforçado sob o comando do General Zenóbio da Costa,  estendendo-se de Pizzo de Campiano até ponto 1053 garantiu a segurança do exposto flanco esquerdo da operação.  A agressiva sondagem para NE, bem dentro do território inimigo resultou no desmantelamento de suas reservas que progrediam e na captura de numerosos prisioneiros com a correspondente e valiosa identificação de unidades em nossa frente.  Cada patrulha ou golpe de mão tentados pelos inimigos, foi ràpidamente rechaçado, sendo-lhe imposta perdas em homens e material que ele não podia permitir.  3 – No front Norte o 6º R. I. e o 11º R. I., deslocaram-se agressivamente para limpar o terreno de cada bolsão de resistência e numa explêndida coordenação com o ataque principal, avançaram para o importante ponto forte de Castelnuovo, sobrepujando o inimigo naquela elevação dominante.

4 – A Artilharia Divisionária sob o Comando do General Cordeiro de Faria, bem como outras tropas de apoio desempenharam-se bem de suas importantes missões e prestaram um auxílio relevante quando e onde era necessário.  5 – Estou satisfeito com mais esta demonstração de espírito ofensivo do pessoal da 1ª D. I. E. das Forças Expedicionárias Brasileiras.  Cada oficial e praça que tenha tomado parte nessas operações, deve se calorosamente cumprimentado.  (a)Willi D. Crittenberger, Major General U. S. Army Comandant.”  - É a segunda  vez, no curto espaço de quinze dias que o Gen. Cmt  do IV Corpo distingue nossa Divisão com um juízo positivo sobre a sua participação nas operações.  É por isso mesmo com satisfação que dou conhecimento a todos os componentes da F. E. B. das expressões contidas no documento enviado por aqueles Chefes, aproveitando o ensejo para transmitir a 1ª D. I. E. a expressão dos meus agradecimentos e as mais calorosas felicitações aos quadros, a tropa e aos serviços em geral, pela fidelidade com que se desincumbiram das pesadas tarefas que lhes tocaram, agindo com energia, coragem invulgar e perfeito ascendente sobre o poderoso inimigo com que defrontaram-se.  É justo entretanto salientar os esforços daqueles que particularmente o merecem ser graduados e mais ligados ao Cmt da Divisão.  (Do B. I. nº 86, de 27-III-945, da 1ª D. I. E.   A 18, foi público ter se deslocado com a Cia. De Pistóia para Pamperso, na região de Silla, dia 14-4-945.

MAIO:- A 29, o Sr Cmt da Cia., em referencia elogiosa assim se expressou: Desde o início do meu Comando, ainda no Brasil, que venho observando a exemplar conduta do Sd nº 66 – JOÃO LANSILLOTE, do 2º Pelotão de Viaturas.  Motorista de primeira classe, atencioso e dedicado ao serviço, relevante, tem sido sua participação no esforço de guerra.  Em qualquer serviço para o qual foi destacado o Sd Lansillote sempre se desincumbiu de seus misteres com a elevação moral e a nítida compreensão do dever, que só em possuir aqueles que estão imbuídos do verdadeiro sentido da grandiosa missão da F. E. B. neste T. O.  A sua viatura rodou milhares de milhas, sob as dificuldades próprias da guerra numa região acidentada, tendo sido notável a sua atividade, como motorista no decurso das operações no Vale do rio Serchio e na campanha do Vale do rio Reno.  Congratulando-me com o seu Cmt de Pelotão, pela circunstância feliz de ter sob seu comando um comandando tão  valioso, cumpro também, nesta oportunidade, o grato dever de louvar o Sd LANSILLOTE, pelo o seu excepcional devotamento ao trabalho, disciplina consciente, excelente formação moral, pontualidade, dedicação e boa vontade.  A 30, o Sr Cmt da Cia. em referência elogiosa se expressou:  Hoje, examinado detidamente o que se passou durante a fase final das operações da Divisão, nestes últimos dias de guerra, é que se pode apreciar do quanto é capaz o nosso soldado, que imbuído de um grande espírito de sacrifício e devotamento ao serviço, chega mesmo ao ponto de renunciar as conseqüências a que possa vir a ser arrastado pelo estado de saúde abalado pelo trabalho continuado, com o fito único e exclusivo da glória pelo dever cumprido.  No Pelotão de meu Comando pude observar que não se tornou necessário uma só palavra de estímulo, para que no momento oportuno, movidos pelo acentuado espírito de abnegação e sacrifícios, os homens tiveram seus esforços redobrados.  É, pois, com misto de orgulho e prazer que cumpro o dever de justiça de trazer a público os meus agradecimentos e louvores ao Soldado Motorista JOÃO LANSILLOTE.

JUNHO:- A 22, o Exmo Sr General João Batista Mascarenhas de Morais, Cmt do 1º Escalão as F. E. B. , com referência a carta de 17-V-945, do Exmo Sr Gen Mack W. Clark Cmt do 15º Grupo de Exército na Itália, palavras que exprimem reconhecimento, elogiou-o nos seguintes termos:  “A vitória sobre as tropas alemães na Itália foi  ganha por uma reunião de forças militares de origem tão diversa, talvez como nenhum grupo de exército jamais o foi e significa acima de tudo a devoção à liberdade e a convicção de um ideal justo são suficientes para manter unidos os combatentes e os serviços de Suprimentos de diferentes países e de diferentes idiomas e costumes.  A F. E. B. teve uma parte importante na longa Campanha agora felizmente terminada.  O ataque para noroeste entre a 1ª Divisão Blindada e a 92ª D. I. foi uma contribuição vital para a nossa vitória e a captura da 148ª D. I. Alemã, trouxe novo brilho para a glória das armas brasileiras.  Depois a Divisão continuou seu movimento para Oeste, em forte perseguição aos alemães.  Foi um privilégio ter a F. E. B. como parte do 15º Grupo de Exército.  (Coletivo).  – (B. I. nº 161, de 13-VI-945, da 1ª D. I. E.)”


JULHO:- a 6, foi público ter se deslocado de Alessandria para a área de estacionamento em Francolise, no dia 2 do corrente.  A 12, foi público o seguinte: Desligamento da 1ª D. I. E.   – Em conseqüência do deslocamento da 1ª D. I. E. da área de estacionamento de Alessandria para a de Francolise, fica nesta data desligado do  Vº Exército e o IV Corpo.  Uso de Distintivos:-  Estado já a 1ª D. I. E.  desligadas do 5º Exército e do IV Corpo, determino que todas as praças da F. E. B. não mais poderão usar o distintivo daquela Unidade.  No dia 1º de julho somente o distintivo da F. E. B. deverá ser usado.  No 27 de acordo com a parte s/nº de 27-VII-945, do Sr Chefe do Destacamento de Saúde foi-lhe convir ficar dispensado de instrução e serviço por 48 horas, para tratamento.

AGOSTO:- A 12, foi público ter seguido a 11-VIII-945, pelo navio “Mariposa”, com destino ao Brasil, constituindo o 2º escalão desta Unidade.

SETEMBRO:-  A 22, foi  público em aditamento ao Boletim Interno nº 245, dessa data, ter a 22-8-945, chegando, de regresso do Teatro de Operações da Itália, a bordo do navio transporte “Mariposa”, no porto do Rio de Janeiro, Brasil, desembarcando e deslocando-se para Realengo, onde acantonou.  Na mesma data, foi-lhe entregue a medalha de campanha, instituída pelo Decreto nº 16.821, de 13-X-944, e a medalha comemorativa da F. E. B. na Campanha da Itália, conferida pelo Exmo. Sr. General Cmt da 1ª D. I. E., conforme Boletim Interno nº 175, de 29-VI-945, como premio a quem mais se distinguiu no T. O. da Itália, pelas qualidades de cumprimento do dever, ou de espírito de disciplina e que assim se tornou merecedor dessa recompensa.  A 29, ficou adido a Cia. da Polícia Militar para fins de vencimentos e Vantagens e licenciamentos.  CONFERE COM O ORIGINAL:-
Magalhães Bastos, Estado da Guanabara, 29 de Setembro de 1970.
WALTER DE AMORIM – 1º Ten. Resp. Aj-Sec


Texto publicado anteriormente nos arquivos de Vitor Luis Aidar dos Santos
Colaboradora: Anne Lansilotte
           Esta ai senhores infelizmente perdemos mais um pedaço da nossa historia,SD Motorista Lansilotte Nº 66 cumpriu com honra e gloria seu dever aqui na terra agora esta entrando em forma no Pelotão lá de cima,Fica aqui nossa gratidão por tudo que este bravo guerreiro fez usando um uniforme do Exercíto Brasileiro em terras forasteiras.
           Aos familiares e amigos mais prôximos nossos sinceros sentimentos de pesar.
           Simbolicamente gostaria de pedir a todos do Batalhão da Saudade um favor que em sua mentes nesta hora estejam em posição de sentido e escutando o toque de silencio e prestando sua continência e escutando uma salva de 21 tiros a este guerreiro. 

OBS:esta ficha esta igual como foi tirada do blog da F.E.B as alterações que constam são apenas de fotos que não seguiram sua ordem original,Gostariamos de agradecer ao comando da F.E.B e a Srª Anne Lansilotte que presumo eu que seja esposa ou filha do SD Lansilotte.




"UMA VEZ GRANADEIRO SEMPRE GRANADEIRO"
"A GUARDA MORRE MAIS NÃO SE RENDE"
"GUARDAAA!!!"


SD Borges 2654
5ª Cia 2º Pel 1993
BS/BGP  


>

Nenhum comentário: