sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CASSINO DO GOMÊS – Cão do Exército Brasileiro faz salto de paraquedas


Há algumas semanas atrás eu coloquei aqui uma matéria sobre os cães de guerra do Exército americano
E hoje tenho o privilégio de por no ar uma matéria inédita sobre os cães de guerra do Exército Brasileiro
Veículo: Portal de Notícias Terra
Autor: Portal Terra
Data: 18/ Nov/ 2011
Fotos: FAB – Força Aérea Brasileiro, Divulgação, retiradas do portal Terra
Link para postagem original:

Operação Saci: FAB faz lançamento de cão paraquedista

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta sexta-feira o lançamento de um Rottweiler paraquedista a partir da zona de lançamento de Itaguaí (RJ). Esse tipo de ação, parte da Operação Saci, não era realizada há mais de 10 anos. Integrante do 36° Pelotão de Polícia do Exército, o cachorro, chamado de Adam, saltou acompanhado por militares do Exército.
O cão tem 8 anos e serve na Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército e embarcou na Base Aérea do Afonsos em um avião C-105 Amazonas do Esquadrão Arara. Empregado como cão de ataque, ele atua em missões de patrulha e esteve presente na operação de tomada do Complexo do Alemão, iniciada ano passado no Rio de Janeiro. Sua preparação para o salto de hoje começou no início do ano e demandou estudo e adaptações que garantissem sua segurança.
Segundo o tenente Daniel Totto Bianco, foi realizado um estudo com apoio do Centro de Instrução e do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (Dompsa), ambos da Brigada Paraquedista, para o salto ser realizado. "Utilizamos um equipamento de rapel, que foi desenvolvido pelo Dompsa e que hoje é usado até pela Polícia Militar. Em cima dele, começamos a trabalhar os pontos de pressão, ancoragem e de distribuição do peso do animal", disse.





>

Nenhum comentário: