sábado, 5 de novembro de 2011

CASSINO DO GOMÊS – Implosões de Hotéis em Brasília – Por Pascon


Nesta semana houve em Brasília duas explosões simultâneas de dois hotéis tradicionais, segundo a imprensa estas se deram para que nestes locais sejam erguidos outros dois novos edifícios com a finalidade de aumentar a disponibilidade hoteleira em 2014 para a copa do mundo. Mas para nós que nos declaramos absolutamente saudosos pelos assuntos da nossa querida Brasília o tom é outro e para isso o Pascon nos enviou uma crônica muito bacana.
“Granadeiros, fiquei muito triste quando vi a implosão do Hotel das Nações. Construído em 1965, é um patrimônio histórico da cidade. É uma pena, pois a ganância supera  qualquer sentimento. Fiquei hospeda neste hotel em 1986, e depois em 2002 com toda a família, isso em razão dessas idas para Brasília e no BGP. Tenho Várias fotos que tirei no terraço deste hotel. Voltei a me hospedar lá, por que eu me sentia a vontade de transitar no mesmo, acordava sempre antes das 6 horas para assistir o sol nascer, do terraço avistava-se a torre JK. pois circulávamos em torno total do terraço.  conhecia bem tudo que ali o cercava. Ao ver a implosão,  tive uma sensação melancólica, por que de maneira passageira, aquele hotel é uma recordação para eu e os meus que ficamos ali hospedados 3 dias a cada vez que estivemos lá. As vezes eu penso, com tantos hotéis que há por lá, logo aquele  que infiltrado entre outros teria que ser demolido.  É o progresso, logo virá em seu lugar um bem maior e mais moderno, mas a boa lembrança fica para muita gente”.
Arnaldo André PASCON

Abaixo temos um vídeo do Programa Giro DF com a Jornalista Mônica Nóbrega que fez uma bela cobertura incluindo uma entrevista com o engenheiro responsável pela implosão Gustavo Fantato, onde ela dá uma pequena pitada sobre o possível resultado da implosão, uma vez que na ultima que foi feita em Brasília no estádio Mané Garrincha o resultado não foi o esperado. A jornalista também expressa a sua tristeza pela destruição.
Vale a pena assistir este vídeo!




>

Um comentário:

Anônimo disse...

NOVA CCS/BS-XEREM - Anos atrás, lá pelos idos de 93 ou 94, bem antes do meu ingresso no Batalhão da Saudade, precisando ir a Brasilia, com minha esposa, para regulamentar uma situação no COFEN,ali perto do Templo da Boa Vontade, ficamos por duas diárias, no 5º Andar do Alvorada Hotel.Atendimento de primeira, um farto café da manhã (almoçamos no restaurante do COFEN).E à noite, um passeio ali pelo CONIC e pelo Conjunto Nacional,ambos ao lado da Rodoviaria do Plano Piloto.Tinhamos , até a dois dias atrás , escondidas em nosso baú de memórias, cenas ali vividas.Nem esperavamos mais lembrar daqueles dias, mas agora, com esse desfecho ingrato à história de Brasilia, que vê partir, de uma só vez os dois hotéis dos primeiros anos de sua existência e o Estádio Mané Garrincha, que por poucas vezes recebeu lotação completa e era pouco utilizado.E, com menos de 35 anos , foi ao chão para construção de outro.Para a Copa do Mundo.Acha que pode isso???Com tanta área disponível para a construção de hotéis , a equipe de planejamento do DF deixa a desejar.500 mil toneladas de entulho, poeira e barulho a atrapalhar quem está a residir e a se hospedar ali nas vizinhanças dos hotéis derrubados, em prédios de apartamentos. Que se lixem quem ali estiver.Nessa hora não aparecem Direitos humanos, Defesa do Meio Ambiente, e outras baboseiras oportunistas mais.Ali vão ser erguidos outros hotéis, talvez mais altos, mas em largura e comprimento, talvez iguais ou pouca coisa maior.Ou até menor.Vamos aguardar. Estou decepcionado com as coisas que estão cometendo em nome dessa Copa do Mundo.Um avalanche de incomodos, destruição e malversação de dinheiro público.Até parece que estamos em Dubai. Mas lá se constrói em imensidão de areia.Aqui, derruba-se o que já está em pé.Aguardemos.E pensar que lá não vai ter o jogo de abertura nem a final.Com tanto lugar ali ao lado da Praça dos 3 Poderes para se construir algo util, vão mexer onde não era preciso. Como dizia Charles De Gaulle, o Brasil não é um país sério. NOVA CCS/BS-XEREM