segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CAUSOS DA CASERNA – Primeiro time de Futebol do BGP


Material de riquíssimo interesse e qualidade enviado pelo nosso assíduo colaborador e visitante Cel. Ary
O Cel. Ary havia me enviado este material em meados de Setembro, porém em virtude dos acontecimentos últimos eu fiquei sem este material, pedi ao nosso Cel. Que me reenviasse  e ele prontamente foi ao fundo de seus arquivos recuperou o e-mail e remeteu este material riquíssimo de valor inestimável.
“Granadeiros consegui recuperar essa foto do time campeão que tem os nomes dos componentes”.  santosary@uol.com.br

BGP Primeiro campeão regional
TEMPOS DE BRASÍLIA
BGP o primeiro campeão regional de futebol
Ary  dos  Santos (*)
Durante os primeiros anos do BGP em Brasília era dada grande ênfase as atividades físicas e, por extensão, a disputas variadas como gincanas (Foto 8.01), corridas, etc., inclusive realizadas aos sábados servindo para o entretenimento dos soldados quer como participantes, quer como assistentes, para suprir o vazio de uma cidade em formação que, praticamente, só lhes apresentava como atrativo a Zona do Baixo Meretrício, na “Cidade Livre”, onde a permanência dos mesmos era proibida por motivos de saúde e de disciplina. A Unidade ressentia-se da inexistência de um campo de futebol, simples que fosse, para o treinamento e o entretenimento de praças e oficiais, visto que só se praticava, no  pátio asfaltado pela metade, o futebol de salão, o vôlei e, mais tarde, o basquete, todos com instalações móveis.
Quando foi asfaltada a região do Setor Militar Urbano (SMU) ( creio ter sido ao início de 1962, pois as arvores da outra metade do pátio foram cortadas em Maio de 62 – Foto 8.02), ai compreendidas as ruas da região  ( eram de terra batida) e as vias que formavam o quadrilátero dos pavilhões principais do batalhão, um certo número de tratores ficou operando na área com base de apoio no BGP.
Nessa ocasião, no intervalo do almoço, dirigi-me a um tratorista responsável por uma “patrol” estacionada no perímetro externo do quartel, nas proximidades do então Pavilhão de Administração. Conversei com ele alguns minutos e disse-lhe que “podia limpar a área em frente” ( que eu já balizara) ou seja, do outro lado da via ao Norte do quartel, em terreno á época baldio e que viria abrigar em 1975 a 3ª Brigada de Infantaria Motorizada e, posteriormente, um setor do Gabinete do Ministro do Exército.
O trabalho foi feito em pouco tempo, pois era relativamente plano e com dimensões aproximadas de 120m X 80m. A partir do dia seguinte, os próprios soldados que se dedicavam ao futebol se dedicaram voluntariamente, em suas folgas, a “destocar” a área, improvisamos as traves e realizamos uma marcação com tinta cal e pronto: já tínhamos um campo de futebol e para os dedicados praticantes era um novo Maracanã!
A iniciativa mostrou-se providencial, pois além de passarmos a ter mais um local oficial de Treinamento Físico e de diversão, mais tarde, pelo BI de 30/08/1962 , fui “designado para treinar a equipe de Futebol de Campo que representará o Btl na Olimpíada Regional que será realizada entre 24 e 29 de set 62.”
A partir daí iniciei um programa de treinamento durante os 20 dias de que dispúnhamos, sempre com o problema da escala de serviço. Mas tive a meu favor fatores de grande importância positiva. O primeiro foi a cooperação competente e voluntária do Cap. SCHMIDLIN ( Francisco José S. de Castro – Turma Avai) que, possuidor do curso da EsEFEx, elevou e manteve o nível físico dos convocados utilizando as técnicas modernas da época (“ interval trainning”, por exemplo). Outro fator era que o Contingente de soldados, oriundo já em boa parte do interior de São Paulo, apresentava  jovens com elevado nível técnico, tanto que alguns deles , após o serviço militar, atuaram em times da 1ª Divisão de São Paulo ( “Neguito” e Tabai) e de Recife(Agnaldo).
Os treinamentos se desenvolviam com seriedade e, em algumas noites, no auditório do Pavilhão da Administração, apresentava algumas técnicas e algumas jogadas  que treinaríamos no dias seguintes . Em uma dessas vezes,  procurei abrandar a tensão normal da estréia , dizendo que lhes ensinaria  uma fórmula de vitória certa e passei a expor: se o adversário não fizer nenhum gol, basta fazermos pelo menos um; se eles fizerem um, basta que façamos dois... e assim por diante. Ate hoje, quando tenho o prazer de reencontrar o granadeiro Guaratini( lateral direito, natural de São Carlos/SP) ele recorda esse “magnífico ensinamento”.
Com essas atividades criou-se também o necessário “espírito-de-corpo” com sadios empenho e camaradagem.
Fomos vencendo os seguidos jogos e a final seria entre o BGP e o Batalhão da PE, clássico embalado por uma rivalidade externa pelas funções que cabiam aos integrantes daquela unidade irmã de policiar os militares na rua.
O jogo foi duríssimo e apesar de termos um jogador de meio de campo – que tinha tanto a técnica quanto o ardor  em alto níveis - expulso na metade do primeiro tempo, chegamos ao final vencedores por 4 X 1! E como nos 15 minutos finais, o nosso time passasse a utilizar o recurso de uma “cera técnica” muito utilizada pelo Botafogo/RJ e que fora alvo de debate na nossa última reunião, dois jogadores adversários se descontrolaram e também foram expulsos.
Com essa brilhante campanha invicta, o time ( Foto 8.03)  consagrou o BGP   como o primeiro campeão da 11ª RM em futebol,com reflexos positivos para toda a unidade.
Reitero, hoje, os elogios áquela turma – incluindo o amigo Cap Schmidlin – de granadeiros que honrosamente trouxe o primeiro titulo oficial desportivo para o BGP!

(*) O autor é Cel. Ref. Inf. QEMA – Turma de 1958                                   Brasília, Janeiro de 2010
Email: santosary@uol.com.br
(Reprodução autorizada desde que citada a fonte)




>

Um comentário:

Anônimo disse...

PELOTÃO DO XEREM - NOVA CCS/BS-XEREM - BINGOOOOOLLLLLL!!!!Enfim, um GOL DE PLACA, em matéria de futebol no blog. Olhaí o Cel.Ary mostrando o que tem e sabe fazer:-apresentar a história em fatos e fotos.Já, já, mando a foto atual do DARCY GUARATINI, que reside na cidade de S.Carlos, e é useiro e vezeiro em comparecer a encontros. Com Certeza, ele , a Elza e a Paula,esposa e filha, vão também estar presentes. - XEREM