terça-feira, 19 de março de 2013

Sentimento de Granadeiro


           Gostaria de agradecer a todos aqueles que estiveram em sertãozinho.E que me viram emocionado por ler este texto que eu mesmo escrevi,gostaria de dizer que e este o sentimento que tenho no fundo do meu coração.
           Como varias pessoas me pediram para postar novamente estou atendendo a pedidos,quero agradecer de coração a todas as manifestações de carinho que recebi de todos os presentes.


Sentimento de Granadeiro

           Em 1992 tomaram uma decisão por mim que mudaria minha vida pra sempre, Vou contar o porque.
           Bom!Em abril de 1992 me alistei no exercito brasileiro como qualquer jovem que completa 18 anos. Torci para que fosse dispensado como todo jovem naquela época queria, Mais ai veio a noticia em outubro daquele mesmo ano, Eu iria servi o exercito brasileiro sim!
          Quando descobri o quartel pra mim seria normal, mais não foi assim. Eu iria servi no Batalhão da guarda presidencial. Foi ai que minha vida começou a mudar.
          Exatamente no dia primeiro de março de 1993 aconteceu o primeiro passo para esta mudança, eu entrava no pátio dos granadeiros para ingressar nas fileiras do exercito.
         Naquele mesmo ano tive a honra de presenciar por ocasião do aniversário do batalhão uma turma de jovens senhores que tinham passado pelo seu tempo de serviço militar por aquela unidade, fiquei sem entender muito, porque se naquele ano já era difícil a vida de um soldado imaginem na época de ditadura pois, a grande maioria daqueles jovens senhores vinham desta época.
        Me peguei a imaginar olhando para o rosto de alguns deles ,com uma expressão já cansada por ocasião dos tropeços e lições da vida que existia alegria naqueles homens em voltar naquela unidade ,víamos sorrisos  sinceros naqueles senhores.
        Mais alguma coisa dentro de mim me pedia que tivesse respeito por eles, mesmo sem saber o porque. talvez por saber que eles tinham de certa forma escrito a historia daquele batalhão junto com tantos outros que já tinham passado por ali e outros que ainda estavam por vir.
        Naquele ano minha vida já tinha começado a mudar é eu nem tinha noção disto, Hoje 19 anos depois que passei pela aquela unidade eu retornei, Você se lembra daqueles jovens senhores que eu tinha falado no começo? Pois é meu amigo hoje sou um deles também.
       Hoje consigo entender com muita clareza o significado da frase “Uma vez granadeiro sempre granadeiro” pois, pra mim só deixei de usar a farda mais continuo sendo um soldado do BGP.
       Hoje consigo entender o sorriso no rosto daqueles senhores no ano de 1993, Retornar a aquela unidade depois de 19 anos me trouxe muitas recordações maravilhosas.
       Recordações esta que por mais que eu queira que alguém entenda vai ser impossível, amigos que jamais vou retornar a ver na minha vida pois naquele ano o batalhão ainda era formado quase 100% de laranjeiras,que se formavam por três estados (São Paulo,Paraná e Santa Catarina).
       Andar pelas Companhias escutar o alvorada no toque de corneta ver os lugares daquele batalhão que eu chorei de saudade de alguém ou até mesmo da família, as noites de sonos que perdi para me enriquecer como homem é o mais importante de tudo saber que foi ali que adquiri minhas responsabilidades que tenho hoje seja como profissional, pai de família, amigo ou filho.
      Desfilar com aqueles senhores do batalhão da saudade que no meu ano não entendia muito bem o que eles faziam ali, Pra mim foi e sempre será uma honra é hoje sei direitinho o significado daqueles 10 segundos de desfiles ou das viagens que todos fazem saindo dos seus estados de origem só por causa destes 10 segundos de desfiles é um final de semana no quartel.
Foi neste aniversário do BGP (189º). Que me dei conta que minha vida tinha começado a mudar em 1993,19 anos atrás.
      Quero agradecer a todos do Batalhão da Saudade por me darem a oportunidade de ver estas mudanças é dizer que e um prazer muito grande estar ao lado de senhores tão gloriosos que nem todas as pessoas conseguem enxergar isto. Mais que no fundo sabemos que, não fomos a guerra nem uma,Mais somos heróis por ostentar uma farda que além da historia. Defendemos este país por pelo menos um ano de nossas vidas. E de ter passado por tudo isto em uma Unidade histórica é única do exercito brasileiro.

“Uma vez granadeiro sempre granadeiro”
“A Guarda morre mais não se rende”
"GUARDAA!!!"

SD Borges 2654
5ª Cia 2º Pel 1993

Hoje e sempre com muito orgulho Batalhão da saudade.

>

2 comentários:

Anônimo disse...

Este emocionante Manifesto de um Granadeiro, com "apenas" 20 anos (um dia de saudade já judia da gente, imagine 20 ou 50 anos) de saudades dos bons tempos da caserna, onde as amizades foram feitas com o mais duro mármore, com nomes com profundas letras que os constantes ventos da vida não apagam. Tudo a ver com o sentimento e o espirito reinante no ambiente onde foi lido. Eu não o havia visto.Vi apenas as folhas de sulfite nas mãos do BORGES, mas, ao passar-lhe a palavra ao microfone, sabia que dali sairia coisa boa e emocionante.Foram quase 10 minutos de silêncio, ouvindo o que ele falava. Se tivesse sido impresso em várias folhas e estas, distribuidas, tenho certeza que, por muito tempo, elas seriam guardadas. Parabéns BORGES por agregar valor e brilho à nossa festa.Xerem

SD Borges disse...

Amigo Xerem obrigado por sempre ser este cavalheiro que vc é com suas palavras e gestos,vc e um amigo que quero levar pra sempre no meu coração.

SD Borges 2654
5ª Cia 2ºPel 1993
BS/BGP



"UMA VEZ GRANADEIRO SEMPRE GRANADEIRO"

"A GUARDA MORRE MAIS NÂO SE RENDE"

GUARDAAA!!!