quinta-feira, 19 de maio de 2011

PELOTÃO DO XERÉM – Curiosidades sobre Brasília II

PELOTÃO DO XEREM - COISAS QUE BRASILIA PERDEU NO CORRER DOS ANOS
Lojas que víamos e visitávamos nos bons anos 60 e 70. Com o passar dos anos, a tendência começou a modificar o contorno de moda na cidade. Então, lá se foram algumas da peças que conhecíamos e freqüentávamos.

A junção das avenidas W-3 Sul e W-3 Norte, no final dos anos 70 (ou no início dos anos 80 - não conseguimos precisar a data), foi outra mudança importante do traçado original do Plano Piloto. Com as novas pistas, foi removida a fonte sonora que havia no local. Lembrada com saudades por muitos, a bela e colorida fonte era um dos principais cartões postais da cidade nos anos 60 e 70. A nova Fonte Luminosa só voltaria a funcionar em setembro de 1998, voltando a ser desativada logo depois.
A fonte luminosa não foi a única coisa que Brasília deixou de ter. Também poderíamos lembrar de estabelecimentos comerciais tradicionais, que já não existem mais ou mudaram bastante:
O Arabeske, que era um importante bar localizado na mesma rua do Beirute (109 sul), tem seu lugar hoje ocupado por mais uma loja de equipamentos elétricos.
A Bibabô, um grande magazine localizado na 508 sul (praticamente desde a inauguração de Brasília), mudou seu nome para "Pick and Take" e pouco tempo depois, em 1998, encerrou suas atividades.
A Caderneta de Poupança Colméia faliu nos anos 80. Quem morava em Brasília nos anos 70 deve ainda se lembrar dos comerciais da Colméia nas TVs da cidade.
O Restaurante Chez Willy e o Restaurante e Boite Macumba fecharam ainda nos anos 60.
A Casa do Barata, que ficava na 506 sul, fechou nos anos 90.
A Fofi ainda existe, mas agora é uma loja de artigos infantis.
A SAB era uma importante rede de supermercados, os quais foram progressivamente fechando (os prédios atualmente são ocupados por outros supermercados). As últimas lojas da SAB (Sociedade de Abastecimento de Brasília) encerraram suas atividades em 1998.
O Slaviero da 505 sul alugou a maior parte de seu prédio, do qual ocupa ainda a parte correspondente à concessionária de veículos de mesmo nome. O supermercado "Bom Motivo", uma loja independente, aluga atualmente o local do antigo Supermercado Slaviero.
>

Nenhum comentário: