sexta-feira, 4 de março de 2011

PELOTÃO DO XERÉM - Reminiscências, dos tempos de Pasárgada,,,,,,,

"... vou me embora para Pasárgada, lá sou amigo do Rei..." Frase dita por alguém famoso na literatura brasileiro (talvez Carlos Drumond ou Manoel Bandeira). Lugar distante, na Terra e no Tempo, Pasárgada é depositária de lindas e ternas lembranças e imagens. E nunca nos nega mostrá-las , quando assim pedimos e desejamos. E aqui, o Zé Artur "2038" Sampaio, esposo devotado da ex-Muié Brava, hoje, Sweet Woman, NEUSINHA ( um doce de pessoa!). De tanto ouvir falar em Pensão da Espanhola, nosso refugio quando recebíamos o salário e a dobradinha, regiamente pagos pelo 2047-MARCHETTI, furriel da CCS. Lá gastávamos uma pequena parcela da "fortuna" que o Exército nos pagavam. E fazíamos com gosto:- servidos por "simpáticas garçonetes", mandávamos para o bucho fartas porções de picadão, arroz, feijão e uma saladinha de tomate, almeirão, alface ou pepino. Sempre acompanhada de um copo de Q Suko, de morango, cereja ou uva. Quem tinha mais verba, pedia uma Seven-Up ou uma Grapette. De uva ou laranja. Depois dai, ficávamos ali na frente, à espera de algum amigo que demorava a sair da Pensão, para empreendermos nossos passeios, em busca de aventuras. Erámos os INDIANA JONES do DF, à caça de incautas que gostavam de paulistas. E como os Paulistas gostavam delas! Vamos deixar os nomes pra lá senão vai dar bode. Voltando ao tema ESPANHOLA, uma pena que poucos tenham fotografado aquele local. E o MEU CANTINHO? Local simples, simpático, onde éramos, também, sempre bem recebidos. Ali serviam generosas porções em seus PF, baratinhos, tão ao alcance de nossos parcos recursos. Qualquer dia destes aparece alguém afirmando que tem ou sabe quem tem foto daquele lugar que ocupa lugar privilegiado em nossas memórias. Será que estas fotos do PEKOWAL foram tiradas lá nas redondezas do tal local? Ele era Cabo, portanto, com uns dindins a mais que nós, simples soldados. Olá pessoal, leitor das matérias do Blog do KADU, alguém aí sabe onde existem mais fotos perto da Espanhola e do Meu Cantinho.???? Um abraço à grande comunidade do B.Saudade.
26 DE MARÇO, Convocação Geral para reunião lá em Ibitinga. 22º ENCONTRO -MOURA-MARCIO-TEN,. LAERTE-JOÃO CARLOS-VITRO-SARMIENTO-XEREM os esperam por lá. CCS - 4.ª CIA -1.ª CIA DE 64. Vamos dar um SHOW de presença por lá????? Até lá então.
 XEREM –MARÇO /2011
>

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande Xerem... sabe, estou achando que você tomava mamadeira de letras ou, mais grandinho, sua mãe lhe fazia chá de folhas de livros de poesia ou semelhantes. Daí essa incrustação que veio à sua alma. Bem... enquanto você fala da pensão da Espanhola, que nem me lembro se passei algum dia por lá, lembro sim de nosso estômago batendo palma de tão vazio e, vez ou outra, da cachaça (hoje não bebo mais)que a gente tomou uma ou outra vez lá no Núcleo Bandeirante. O mais era um pingado com pão e manteiga...
Xerem, continue sendo este anjo de ligação.
)pekowal(

Vou-me Embora pra Pasárgada

Manuel Bandeira


Vou-me embora pra Pasárgada

Lá sou amigo do rei

Lá tenho a mulher que eu quero

Na cama que escolherei



Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconseqüente

Que Joana a Louca de Espanha

Rainha e falsa demente

Vem a ser contraparente

Da nora que nunca tive



E como farei ginástica

Andarei de bicicleta

Montarei em burro brabo

Subirei no pau-de-sebo

Tomarei banhos de mar!

E quando estiver cansado

Deito na beira do rio

Mando chamar a mãe-d'água

Pra me contar as histórias

Que no tempo de eu menino

Rosa vinha me contar

Vou-me embora pra Pasárgada



Em Pasárgada tem tudo

É outra civilização

Tem um processo seguro

De impedir a concepção

Tem telefone automático

Tem alcalóide à vontade

Tem prostitutas bonitas

Para a gente namorar



E quando eu estiver mais triste

Mas triste de não ter jeito

Quando de noite me der

Vontade de me matar

— Lá sou amigo do rei —

Terei a mulher que eu quero

Na cama que escolherei

Vou-me embora pra Pasárgada.


Texto extraído do livro "Bandeira a Vida Inteira", Editora Alumbramento – Rio de Janeiro, 1986, pág. 90

Anônimo disse...

XEREM = AMIGO DO REI, DO CORONEL, DO GENERAL E DO DR.KADU. Da platéia eu aplaudo. )pekowal(