quarta-feira, 6 de julho de 2011

PELOTÃO DO XEREM – 47 anos depois

Passados 47 anos, eis de novo, ali no pátio,  uma turminha da CCS. PAINA, SABIÁ, JAMIR e XEREM. Os três primeiros, excelentes atletas da CCS, do futebol de campo e de  salão. Naquele ano em que lá estivemos, não teve pra ninguém. Papamos tudo:- Taça-troféu-medalha-churrasco-licença para visitar os pais (e namoradas, claro!!!). Vivos, daquele timaço, hoje, acho que só o Cruz, de Rio Preto e o Venceslau, de S.Joaquim da Barra, e o Zé Adão, da Via Chopp,   uma rede de choperias de Rio Preto, Catanduva, Mirassol, etc....Zuza, Grecão, Guaraná, Deca já estão jogando no escrete do Exército do Alto,  a muito tempo. E sentados ali na 2.ª Cia, no alojamento que nos foi destinado pela Comissão de Recepção do BGP, sentimo-nos na CCS. Com um cavaquinho Jamir nos fez lembrar daqueles sambas de Moreira da Silva que o Tonhão Petulância vivia cantarolando pelo quartel.("...xi...."Faustina, corre aqui depressa...", por exemplo). Foi bom demais rever estes amigos e com eles buscar na memória as cenas ali repetidas. A "anulação" das punições de ambos, impostas quando ali servimos, em 1964, seguida logo da concessão de um Diploma/Certificado de Honra ao Mérito, fechou com chave de Ouro. Fechou , mas não encerrou. Pois à noite de sábado, ambos tiveram que explicar como ocorriam o lance de que "para instruções e serviço, a perna de Paina sempre estava engessada ou enfaixada. Mas tão logo surgia um treino ou jogo entre Companhias, quartéis ou Armas, sumia o gessou ou as ataduras e aí apareciam o meião e a chuteira." Umas gaguejadas e vacilos de memória, mas, ali no Palco do Recanto dos Granadeiros, ao microfone, o Paina e o Sabiá se explicaram. Foi bom demais. Tudo para dar um pouco de descontração à cerimônia e dali partir para dançar ao som de boleros, rock, anos 60, 70 e forró. Quem ali esteve, curtiu. E por muito tempo , não vai esquecer.
 Xerem-06/Julho/2011


CEL. CMT ENTREGA A PAINA

JAMIL , SABIÁ, PAINA


PAINA CANTA SUCESSOS

SABIÁ PRONTO PARA DESFILAR


UM CAVAQUINHO CHORA

>

2 comentários:

Anônimo disse...

".. Xiiii...!Faustina, corre aqui depressa, olha quem está no portão.É minha sogra com as malas delas, vem disposta a morar no porão.Vai ser um diabo, vamos ter sururu com vizinho, e se esse negocio demorar bastante, decididamente , vou morar sózinho.
É minha sogra,mas tenha paciência,não há quem possa com essa Jararaca, meu sogro foi de maca pra Assistência, com o corpo todo, retalhado à faca. Mas comigo, é diferente, não tenho medo de sua cara feia, pego a pistola, descarrego umpente, ela descansa, eu vou pra cadeia..."""
E com estes romanticos versos, acho que disse tudo o que corria naquelas tardes e noites de "dolce far niente" no alojamento da CCS.Xerem-06/Julho/2011.

Anônimo disse...

Também Germano Mathias e o próprio Moreira da Siva roçava nossas orelhas com o samba malandro.Quem não se lembra da musica de Noel Rosa que o Moreira Cantava?"Seu garção , faça o favor , de me trazer depressa, uma boa média, que não seja requentada?Ou o samba bem malandro do Germano Mathias:! No coração da cidade, hoje mora uma saudade, da velha Praça da Sé, nossa tradição, agora remodelada, só ficou recordação. Até o engraxate, foi despejado, e teve que se mudar com sua caixa, ai que saudade, da batucada feita na lata de graxa...""""Isto animava as noites de quem estava duro e não podia sair à cidade.E o Cavaco do Turquinho comia solto.Sabiá, o cara que faz morcego doar sangue, ficava no quinzo ou reco reco.Paina, Leonel, Tonhão, às vezes eu, com minha voz fraquinha, faziamos o coral daquele emaranhado vocal verde oliva.Ai que saudade que dá....!!!Xerem-07/jul/2011/ 00,04h