segunda-feira, 12 de setembro de 2011

12 DE SETEMBRO, 48 ANOS DO LEVANTE DE BRASÍLIA – Escala de serviço no Ministério da Aeronáutica

O Granadeiro Pedro KOWALIAUSKAS, possui um documento de imenso valor Histórico para o nosso BGP, a escala de serviço que foi feita pelo 3.º sargento Monteiro comandante da guarnição que foi incumbida de restabelecer a ordem e disciplina no Ministério da Aeronáutica na manhã do dia 13 de setembro de 63. Trata-se de um manuscrito guardado há exatos 48 anos e que o Granadeiro Pekowal hoje oferece ao nosso atual comandante do BGP Cel Montenegro, para que seja devidamente enquadrado e exposto de acordo com seu real valor.    

Atendendo ao pedido, vou colocar os "nomes de guerra" dos soldados que se encarregaram da guarda da Guarnição da Aeronáutica após o embate balístico na Esplanada dos Ministérios. Éramos vinte soldados e o "solo militar" da Aeronáutica ficou sob nossa responsabilidade, com o comando do terceiro sargento Monteiro. Éramos estes: 791-KORTZ, 820-TÉRCIO, 797-MILTON, 793-ALONSO, 816-GALHARDI, 799-ODARA, 775-JONAS, 781-ALMEIDA, 815-PRATES, 812-ERTL, 782-CREMONEZI, 794-CARDOSO, 813-KOWALIAUSKAS, 823-WALTER, 779-BORGES, 746-ARNALDO, 760-VELLENICH, 786-SILVA, 780-KNOLL 1103-Soldado veterano, atirador responsável pelo fogo da metralhadora Madsen .30 (não sei seu nome). Permanecemos acampados em barracas, montando guarda e fazendo uma varredura de toda a área à busca de armamentos e outros materiais. O "Rancho" do quartel nos levava o "boião". Pekowal.
"Pekowal, quero lhe informar que o soldado atirador   1103 ;  chama-se  Rubio e é da 1 Cia  residente em Araraquara o qual foi deslocado  para aquele setor.  Sem  mais, grande abraço.  Pascon".
>

2 comentários:

Anônimo disse...

NOVA CCS/BS-XEREM- Escala de Serviço feita pelo 3º Sgt ALTEMIR MONTEIRO, que hoje, na reserva, sempre comparece com sua esposa aos encontros, tanto nas cidades como no BGP. Reside na cidade de Goiania/GO, onde exerce a profissão de Advogado. Um grande amigo. Uma referência viva daquele episódio.NOVA CCS/BS

Anônimo disse...

Fico imensamente grato pela informação do nome do RUBIO. Quero, no entanto, fazer uma ressalva: a escala de serviço foi feita já na GUARNIÇÃO DA AERONÁUTICA e não no Ministério da Aeronáutica, de onde partimos para ali permanecer por alguns dias. No Ministério não houve uma escala prévia. O oficial nos escolhia rapidamente, devido à urgência e nos designava os postos. Eu e Kortz estivemos logo no primeiro horário e ali onde surgiram os disparos logo após à nossa substituição.

)( pekowal )(

obs> tenho usado os parêntisis antes da minha identificação, pois ambos, desta forma lembram as vigas
curvas da Catedral de Brasília, dedicada à Mãe Cósmica, Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.