terça-feira, 27 de setembro de 2011

SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO BGP – Lançamento do livro Renault FT-17 - O Primeiro Carro de Combate do Exército Brasileiro

UFJF/DEFESA E TALLER COMUNICAÇÃO LANÇAM LIVRO SOBRE
O PRIMEIRO CARRO DE COMBATE DO EXÉRCITO BRASILEIRO





O livro Renault FT-17 - O Primeiro Carro de Combate do Exército Brasileiro marca o lançamento da nova coleção Blindados no Brasil e, a exemplo do primeiro volume da obra Blindados no Brasil - Um Longo e Árduo Aprendizado, é uma nova iniciativa do pesquisador Expedito Carlos Stephani Bastos, coordenador do UFJF/Defesa - www.ecsbdefesa.com.br, em parceria com a Taller Comunicação. Será o primeiro título a retratar o emprego deste carro de combate no país, uma história que completa 90 anos em 2011.

Em 56 páginas, o livro resgata os principais acontecimentos que envolveram a operação do primeiro carro de combate do Exército Brasileiro, desde 1921 até a sua desativação em 1942. A pesquisa realizada resgata muitos documentos da época e dezenas de imagens históricas. Engloba desde aspectos técnicos do projeto e construção no blindado na França até particularidades sobre a sua aquisição e operação no Brasil. Também foram mapeados todos os exemplares atualmente preservados em espaços militares e civis.

Com o lançamento do primeiro número da coleção Blindados no Brasil, o pesquisador pretende oferecer ao público interessado pela história da tecnologia militar nacional uma série de estudos mais aprofundados sobre as nove décadas de emprego e desenvolvimento de veículos militares em nosso país. Em cada número, Expedito Carlos Stephani Bastos realizará uma análise detalhada de um modelo de blindado que marcou época nas formas armadas brasileiras.

Três Décadas de Pesquisas

Bacharel em Direito e pesquisador de assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora, Expedito Carlos Stephani Bastos é um dos maiores especialistas brasileiros na área de temas militares, principalmente sobre a sua evolução tecnológica. Desde a década de 1980, ministra palestras em unidades operacionais, escolas e institutos militares, além de publicar inúmeros artigos (inclusive no exterior) sobre a evolução dos blindados no país e outros temas relevantes para o resgate da memória tecnológica militar nacional.

A partir do seu vasto acervo pessoal, além das experiências e informações adquiridas com integrantes de corporações militares, empresários, técnicos e engenheiros da indústria de material de defesa, Expedito Bastos lançou em 2003 o portal UFJF/Defesa - www.ecsbdefesa.com.br. Sob sua coordenação até hoje, a página foi responsável pela divulgação de mais de 1.700 artigos, registra uma média mensal de 60 mil usuários e já foi acessada por visitantes de 134 países.

Na Universidade Federal de Juiz de Fora, o autor também foi um dos fundadores do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa”. Criado há seis anos e coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Vélez Rodriguez, conta com 15 pesquisadores agrupados em cinco linhas de pesquisas: estratégias urbanas e cidadania, história do pensamento estratégico, problemas estratégicos contemporâneos, gestão do conhecimento e tecnologia militar.

Taller Comunicação: Referência em Mobilidade

O livro Renault FT-17 - O Primeiro Carro de Combate do Exército Brasileiro é a terceira publicação com o selo da Taller Comunicação - www.taller-comunicacao.com - e a segunda produzida em parceria com o UFJF/Defesa. Em maio de 2011, foi lançado primeiro volume da obra Blindados no Brasil - Um Longo e Árduo Aprendizado. Em 2009, a editora lançou o seu primeiro título, a coleção Santos-Dumont, de próprio punho, com a reedição das autobiografias do inventor brasileiro: Dans L´Air - No Ar (1904) e O Que Eu Vi - O Que Nós Veremos (1918).

A nova publicação, em formato 15x21cm, conta com capa colorida e dezenas de fotos e ilustrações, em cores e originais em preto e branco. Algumas páginas da obra podem ser vistas no site Mercado Livre, no endereço abaixo. Seu preço é de R$ 33,00. Nas compras diretas, pela Taller Comunicação ou portal UFJF/Defesa, o frete é grátis para todo o Brasil.

Onde Comprar

Direto com a Taller Comunicação
            - Enviar um e-mail com o pedido para douglas@taller-comunicacao.com ou contato@taller-comunicacao.com, solicitando os valores de frete e dados para o depósito (Banco do Brasil).

Direto com o UFJF/Defesa
- Enviar um e-mail com o pedido para livros@ecsbdefesa.com.br ou defesa@ecsbdefesa.com.br, solicitando os valores de frete e dados para o depósito (Banco do Brasil).

Pronta entrega
- São Paulo: Agência Look Livros e Revistas - Av. São Luiz, 258 - Loja 27 - Centro - São Paulo/SP - Tel. (11) 3256-0435.

- Rio de Janeiro: Banca do Osny - Rua São José, 90 - Centro - Rio de Janeiro/RJ - Tel. (21) 2533-9029.

- Minas Gerais: Saraiva MegaStore Independência Shopping - Av. Independência, 3.600 - Cascatinha - Juiz de Fora/MG - Tel. (32) 3241-2099.

Pagamento com cartões, inclusive parcelado (pelo Mercado Livre)


- Santos-Dumont, de próprio punho:
 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-179717264-coleco-santos-dumont-de-proprio-punho-_JM


Uma vez Granadeiro, Sempre Granadeiro
          Comunicação Social do BGP
          www.bgp.eb.mil.br
>