terça-feira, 20 de setembro de 2011

CASSINO DO GOMÊS – Granadeiro Zelito – José da Cunha Rezende

Sempre que posso converso com os Granadeiros de outras turmas por e-mail, de outras turmas por que da minha eu quase não tenho conseguido, o incansável participante da minha incorporação é o Bertolazzi que sempre se faz presente com seus comentário visitas ou momentos aloprados, se bem que andei sabendo que alguns momentos aloprados dele não foi piada e sim verídico, que o diga a Sra. Bertolazzi. Voltando ao Zelito Cunha, perguntei para ele onde estava e o que vinha fazendo ultimamente e ele me enviou o e-mail que vou transcrever abaixo.

“......Gomes
Associando seu nome ao do Brigadeiro Eduardo Gomes lembrei-me de uma música que  eu cantava muito quando criança, na época de
sua candidatura para Presidente da República, que tinha um verso na letra assim: .."mas o povo da rua gritava/ salve, salve o Brigadeiro. Esta música de campanha me marcou muito ; veja como fica na mente, a história do passado. Por isso que a responsabilidade do que se faz ou se mostra em público é de grande responsabilidade pois ajuda a formar ou brutalizar o povo. Gosto do seu trabalho.
Sabendo que os Jogos Olímpicos teve sua origem nos festejos das colheitas gregas, comemorado através  do atletismo, e também que foi o café quem financiou a 1ª participação do Brasil nos jogos modernos, mais do que justo que nas Olimpíadas de 2016 o Brasil seja homenageado através da Agricultura. De que formas?
Uma das maneiras: desenvolvi uma experiência já aprovada pela EMBRAPA, que resultou em um híbrido de manga de excelente qualidade. Porte da árvore ótima para ornamentação de parques, margens de rios complementando as matas ciliares, de crescimento rápido,   cujo frutos são sem fiapos , muita polpa de excelente sabor e resistente ao transporte. A cor do fruto maduro é verde-amarelo. Por todas estas qualidades, dei-lhe o nome de  "Manga Olímpica". É um cruzamento da manga Espada Imperial com a manga Indiana. Este híbrido se encontra em Amargosa, a Cidade Jardim, BA.
Meu motivo de unir a Agricultura e Esporte é devido às minhas profissões quando na ativa. Antes, quando ainda trabalhava em São Paulo, participava de saltos ornamentais na Piscina Popular da Mooca, chegando a ser convidado para seleção do PAN, mas não atingi o índice. Como professor de Ed. Física, deixei Amargosa classificada como Campeã Regional, dentre as vinte cidades participantes, nos Jogos do CEEBA (Campeonato Estudantil do Estado da Bahia) e quanto a Agricultura, recebi 03 medalhas como Produtor Modelo (Federal) e 01 do Município como Melhor Produtor do Ano.
Tenho material para clonar milhares de mangueiras olímpicas,  cuja  frutificação ocorrerá à partir do segundo ano de plantado. Levei 15 anos para conseguir este híbrido. O fruto já foi degustado e aprovado no Município, pela Secretaria de Agricultura, com sucesso. Tenho outras experiências ainda em andamento que poderá revolucionar a agricultura na área de revigoração de árvores frutíferas (desconhecida até por agrônomos que visitou meu sítio).
Quero patentear este híbrido (tenho documentos do geneticista da EMBRAPA que fez um bom trabalho, levando inclusive material para seu campo experimental, avisando-me tempos depois, que estava perpetuada a espécie)  mas falta-me o atestado deste geneticista para ser registrado pois ele se encontra no exterior sem data de retorno, segundo a última notícia.
Será que haveria possibilidade do Comitê Olímpico do Exército, o BGP e vocês promoverem este projeto para ser um dos marcos nas Olimpíadas de 2016? Conforme ouvi na Rede Globo, estão a procura das frutas para as olimpíadas, (só não sei detalhes).
Com a bela vitória do Exército nos Jogos Militares, deixando os brasileiros orgulhosos destes feitos, a Manga Olímpica será mais um arremesso para " marcar ponto".
Att.
Cunha  (José da Cunha Rezende – ZELITO ...."

Blogguer:
Cunha, quanto ao nome do Brigadeiro, foi uma feliz coincidência, o sobrenome do meu pai, e a escolha de minha mãe, quando perceberam estava lá um bom motivo, isto por que meu pai e minha mãe gostavam bastante do Brigadeiro Eduardo Gomes e hoje me orgulho quando alguém faz esta ligação entre os nomes.
Já suas atividades em desenvolvimento agrícola me deixou muito contente, pois agora sabermos do que são capazes os Granadeiros. Como temos boas notícias de senadores, juízes, promotores, executivos e até mesmo engenheiros de montadoras (2 são da minha turma e Cia)que são Granadeiros agora temos o conhecimento de um expert desta área.
Quanto a comunicar esta sua façanha junto ao BGP, esta já foi feita, pois nosso comandante Cel. Montenegro é assíduo leitor de nosso blog, já nos assuntos pertinentes ao comitê olímpico do Exército o nosso comandante nos dirá a quem você deverá encaminhar tal apresentação. Já no tocante a Rede Globo ficaremos muito feliz e daremos total cobertura neste singelo meio de comunicação quando for veiculado.
Nosso grande e orgulhoso abraço pelos resultados de tantos anos de trabalho e pesquisa.
C.Gomês   
>

Nenhum comentário: