segunda-feira, 12 de setembro de 2011

12 DE SETEMBRO, 48 ANOS DO LEVANTE DE BRASÍLIA – Granadeiro Pekowal com mais uma de suas pesquisas nos fatos Históricos que marcaram o Brasil e o nosso Glorioso BGP

GRANADEIROS,
 Como estamos nos aproximando do dia 12 de setembro, estou enviando um novo material, colhido da internet, sobre o "Levante de Brasília", inclusive com foto de nosso grupo adentrando a Guarnição da Aeronáutica (essa foto foi um achado).

Abraços.
 Pedro.

Entramos em uma época em que a magia tecnológica
deixa de engatinhar e já dá os  seus passos
e onde as paredes do tempo são agora transparentes 
mostrando com clareza fatos que já não são 
do passado, mas do eterno presente...


Fotos colhidas da internet sobre um fato histórico onde o BGP desempenhou seu papel de mantenedor da ordem constituída.


Soldados do Exército ocupam base da Aeronáutica na Rebelião dos Sargentos.

Flagrante da ação do Exército - BGP na Rebelião dos Sargentos da Marinha e Aeronáutica,

Brasília, 1963 (Levante de Brasília).

REBELIÃO EM BRASILIA
Publicado na Folha de S.Paulo, quinta-feira, 12 de setembro de 1963.

Neste texto foi mantida a grafia original

Sublevação de sargentos dominada pelo exercito - Reunida a Câmara - Prontidão nos quatro Exércitos

RIO, 12 (FOLHA) - O general Jair Dantas Ribeiro, ministro da Guerra, determinou esta manhã aos comandos dos quatro Exércitos que mantenham rigorosa prontidão em todas as unidades. Às 10 h 35 a Câmara iniciou uma sessão plenária. Imediatamente subiu à tribuna o líder do governo, sr. Tancredo Neves, que leu o texto da nota oficial do Ministério da Guerra sobre o levante. Aduziu o parlamento que, segundo informações oficiais, "reina calma em todo o país, com as populações voltadas para suas atividades cotidianas". Acrescentou, ainda, que o presidente João Goulart, que se encontrava no interior do Rio Grande do Sul, tão logo teve conhecimento dos fatos, dirigiu-se para Porto Alegre, onde se encontra no momento, "tomando as providencias indispensáveis à manutenção da ordem". Ao concluir a leitura da nota do Ministério da Guerra, o sr. Tancredo Neves leu a data de 12 de agosto de 1963, ao invés de 12 de setembro. Despertado pelos risos do plenário, pediu desculpas, retificou e concluiu seu discurso, bastante vermelho.


1 morto e 2 feridos no primeiro choque com os amotinados

BRASÍLIA, 12 (FOLHA) - Às 9 horas de hoje, os sargentos dominavam ainda os pontos estratégicos da cidade e controlavam a situação. Carros de combate ocuparam a Esplanada dos Ministérios e o transito civil foi interrompido. Nesse local, ocorreu o primeiro choque entre as forças lideradas pelos sargentos e a oficialidade, morrendo o soldado Divino Alves dos Anjos e ficando feridos José Boldão Lessa e Marcelo Martins Morais, todos do Corpo de Fuzileiros Navais.
Todos os vôos foram suspensos e os telefones cortados pela Infantaria da Aeronáutica, que tomou a única central telefônica da cidade.
A maior parte da oficialidade estaria presa nas guarnições, mas a informação não pôde ser confirmada porque o ingresso nas bases militares é impossível.
A Radio Nacional foi ocupada às 9h 05, e, nesse exato momento, o capitão Paulo Isaías de Macedo Filho, do gabinete do ministro da Guerra, divulgava uma nota oficial dizendo que ocorrera "um pequeno levante de militares graduados" mas que a situação já estava sob controle e tendia a normalizar-se.
Os meios parlamentares foram colhidos de surpresa pelo movimento: os primeiros deputados a tomar conhecimento dele foram os que deviam embarcar no avião que deixaria Brasília às 6 horas da manhã, rumo a Uberlândia e São Paulo. Dada a ausência de informes sobre a situação no restante do país, a única repercussão que se observa ainda nos círculos políticos é a de incerteza quanto aos próximos acontecimentos.
Rebelando-se contra a decisão do Supremo Tribunal Federal, que confirmou a inelegibilidade dos sargentos, os graduados aquartelados em Brasília, principalmente da Marinha e da Aeronáutica, começaram na madrugada de hoje a atacar e ocupar pontos importantes da cidade, tais como os Ministérios da Marinha, da Guerra, da Justiça e outros locais. Pouco a pouco, entretanto, tropas do Exercito, utilizando tanques pesados e em meio a intensa fuzilaria, foram retomando os pontos ocupados pelos rebeldes, os quais, às 11 horas, dominavam apenas a Área Alfa da Marinha, onde, entretanto, estão localizados seus maiores efetivos. Até agora, houve pelo menos um morto e dois feridos.
Em todo o resto do país, a situação é da mais completa normalidade, tendo o ministro da Guerra ordenado a todos os Exércitos que se mantenham de prontidão.

Descoberto o cabeça do movimento.
BRASÍLIA, 12 (FOLHA) - Fontes do Ministério da Guerra revelaram que o cabeça do movimento é o primeiro sargento Antonio Prestes de Paula, da Aeronáutica. Aduziram que foi apreendida uma pasta de sua propriedade, com farta documentação sobre os preparativos do movimento. Não foi informado, até o momento, se o chefe dos rebeldes já foi detido ou não.

O Exercito domina situação em Brasília
BRASÍLIA, 12 (FOLHA) - Um morto e dois feridos, até agora, é o balanço do movimento dos sargentos da Marinha e da Aeronáutica, que, rebelados contra a decisão do Supremo Tribunal Federal, - o qual ontem à noite confirmou a inegibilidade dos graduados - passaram desde a madrugada a ocupar pontos vitais da cidade, impedindo, inclusive, o acesso dos deputados a Câmara Federal. Os rebeldes conseguiram deter grande numero de oficiais e até mesmo o cel. Carlos Cairoli, comandante do Departamento Federal de Segurança Publica. Entretanto, já de manhã, oficiais das três armas e tropas do Exercito iam aos poucos retomando o comando dos acontecimentos. Sucessivamente, os rebeldes iam sendo desalojados do Ministério da Marinha e outros que haviam ocupado. Às 11 horas, os revoltosos mantinham ainda sob sua direção apenas a Área Alfa da Marinha, onde estão cercados por tropas do Exercito. Entretanto, é ali que estão concentrados os maiores efetivos dos rebelados.
Vários choques ocorreram entre as forças comandadas pelos oficiais e os sargentos. As fuzilarias e as manobras de carros de combate e tanques pesados marcaram a vida da cidade na manhã de hoje. As comunicações por telefone e telex estiveram varias horas interrompidas.
Os vôos continuam suspensos.
>

5 comentários:

Anônimo disse...

NOVA CCS/BS-XEREM - Como diz,m um trecho da música de TIÃO CARREIRO & PARDINHO - "PORTA DO MUNDO "...trazendo pra dentro da mente, as coisas que a mente, vai longe buscar..."Valho-me, mais uma vez (há uma outra matéria neste blog, com esta mesma referência) destas palavras para comentar sobre essa extensa e apropriada matéria enviada pelo encicloplédico companheiro PEKOWAL.Quanta riqueza de informações. E documentada por publicações em jornais e revistas , ilustradas com fotos.Tá bom ou querem mais!!!!O homem de Santo André sabe mexer os pauzinhos.E sabe também onde procurar o que precisa ou lhe interessa.Sorte nossa que o contratamos. Morram de inveja, Pasquins e folhetins, nós temos PEKOWAL.- NOVA CCS/BS-XEREM

Anônimo disse...

Como diz o jargão: "Não mereço, mas agradeço". E, em complementando, quero ressaltar este espírito quase sacerdotal do CLÁUDIO EDUARDO GOMÊS e de NEOCLAIR APARECIDO RIBAS, na manutenção desta árvore cada vez mais frondosa, que é o BSP, cuja muda foi colhida do BS de Rio Preto nas pessoas do HÉLIO GOUVEA, ÉLIO MACHADO DA SILVA,AMÍLTON BORGES e JOÃO GUILHERME ROSA FLÁVIO DE CASTRO.

"O acaso é uma lei que o Universo desconhece", ou seja: nada acontece por acaso. Vejo que o horário em que o Xerem colocou as mãos no teclado ( este também pode ser uma arma) foi o mesmo horário em que nos colocávamos em forma para sair,
armados, à Esplanada dos Ministérios

)( pekowal )(

Anônimo disse...

RÚBIO. Graças ao Xerem agora sei o nome do "franco atirador", soldado 1103 da 1ª Cia.Fzo.
Ele é facilmente identificável na foto, pois está em primeiro plano com a metralhadora sobre o ombro esquerdo.

)( pekowal )(

Anônimo disse...

CORRIGENDA: A INFORMAÇÂO DO NOME DO RÚBIO VEIO ATRAVÉS DO KADU.

Anônimo disse...

ATRAVÉS DO KADU, MAS FORNECIDA PELO PASCON.