sexta-feira, 23 de setembro de 2011

(ATLZ) 14:00 23/09 - CASSINO DO GOMÊS – Conservação da História

Todos sabem que a finalidade principal do Blog é ser um ponto de encontro dos Granadeiros de todos os tempos, uma segunda função é manter viva a História e histórias dos integrantes do Batalhão da Saudade e também do BGP. Todas as pesquisas Históricas sempre estão envoltas de algumas controvérsias ou a ausência de algum detalhe que nos dê a total certeza da concretização de um fato, isto é uma premissa histórica e eu como estudioso da História Militar do Brasil e dos acontecimentos políticos desde o início da República, já me deparei com inúmeras incertezas de fatos, premissas estas que até hoje não foram elucidadas e mesmo assim não tira o brilho dos acontecimentos, ex. a Renúncia do presidente Jânio Quadros, até hoje não ficou esclarecido o motivo pelo qual o levou a sua atitude de renúncia, uma somatória de fatos nos leva a conclusões, mas estas são hipóteses, outro exemplo é o motivo do suicídio do Presidente Getúlio Vargas, sabemos diversos fatores que o levaram a isto, mas não existe um único que nos dê a total certeza.
Desde o dia 12 de Setembro, estamos envoltos em uma dúvida, quem era o atirador da Madsen que estava junto ao Ten. Monteiro contra os insurgentes no prédio do Ministério da Marinha. Logo que convocado o veterano Pascon ao perceber a dúvida do granadeiro Pekowal se recordou de tal atirador, “É o Rúbio, 1103 da 1.ª Cia que estava deslocado para a CPP naquele período.” Com esta informação chegamos a alguma conclusões:
·         Motivo pelo qual todos os Granadeiros da CPP com números na casa da centena de 700 e 800 e só este na casa dos 1100, isso por que ele veio de outra Cia e não da CPP. Mais um motivo para o Pekowal não se recordar do nome do atirador
·         2.º fator, quando o sargento foi escrever a escala da guarda na manhã seguinte já no prédio do ministério não sabia exatamente o número do granadeiro hesitando em sua grafia, motivo pelo qual o dígito 3 vem desalinhado do 110.
            Com estas questões esclarecidas já sabemos quem é o 1103, o nome do atirador da Madsen, Granadeiro Rúbio. Ai surge mais duas outras imagens que nos remete então a mais perguntas e pesquisas (este negócio está ficando bom, to começando a gostar do ritmo destes caras):



A guarnição que aparece nesta imagem é do BGP?
O BGP possuía este modelo de caminhão?
Que tipo de metralhadora é esta em cima deste caminhão, este tipo de metralhadora o BGP possuía nesta época?
Se estas forem afirmativas em qual exato lugar de Brasília esta guarnição está de prontidão?
Em qual dia pode ter sido tirada esta foto, noite do dia 12 de setembro, manhã do dia 13, dia 14?
Se as anteriores forem afirmativas qual equipe Cia do BGP podem ser estes integrantes?
Acho que já temos bastante perguntas aqui para acrescentar nas escrituras, mas ainda não são o suficiente para garantirmos a fidelidade das imagens.
Na imagem abaixo você conseguem identificar o momento do registro fotográfico? Foi na manhã do dia 13 de setembro?
"Uma certeza: esta foto na Guarnição da Aeronáutica foi na manhã do dia 12 de setembro de 1963. Lembro que havia uma equipe fotografando nossa entrada lá. (PEKOWAL)"

Quem são os possíveis integrantes?
 Claudio, Voltando ao 12 de setembro, vou passar a você, sobre aquela noite em que nós preparamos para sair.  Descemos à pérgula e recebemos do armeiro já com o cinto de guarnição, Fuzil, munição de reserva, cantil e capacete de aço,  só faltou a tenda e o cobertor. Mas, estávamos prontos para um combate.  Reparei na foto do blog que aparece em frente a guarnição da Aeronáutica, os soldados com o capacete de aço que como de costume, levava presa a jugular atrás do mesmo.  Você sabe, o capacete de aço é colocado sobre o convencional  e não tem adesivos do brasão do BGP nas laterais. Então sem dúvida eram soldados do BGP;   Agora resta saber,  e comprovar sobre eles, de que Cia pertenciam e que tipo de metralhadora era aquela sendo carregada no ombro do soldado.  Todos estão com dúvidas,  eu não tinha conhecimento de tal foto. Vamos aguardar se alguém  tenha  alguma informação a respeito.
Abraço  Pascon.

OK, o Granadeiro Pascon acrescenta informações muito conclusivas para a nossa pesquisa: As guarnições do BGP estavam de capacete de aço e os mesmos eram colocados sobre o capacete de fibra que funcionava como carneira.
Qual é o modelo da metralhadora que o Granadeiro ao centro da imagem carrega nos ombros?
Ainda falta sabermos qual era o modelo daquela metralhadora no ombro daquele Granadeiro. Acredito que o nosso companheiro Cel. Ary vai poder nos ajudar.  
Se soubermos o modelo do armamento será fácil identificar o nome do integrante.
Também já temos as confirmações de que a guarnição  na frente na Aeronáutica era a nossa CPP na manhã de 13 de Setembro, confirmado pelo Pekowal que estava presente.
Quando editei algumas informações anteriormente cometi um engano devido ao fuso horário, o levante começou no dia 11 de Setembro antes da meia noite, por isso me referi de forma incorreta, abaixo a retificação feita pelo Granadeiro Pekowal.
ERRADO: Também já temos as confirmações de que a guarnição na frente na Aeronáutica era a nossa CPP na manhã de 13 de Setembro, confirmado pelo Pekowal que estava presente. CORRIGINDO:FOI NA MANHÃ DO DIA 12 DE SETEMBRO DE 1963. FOI NO MESMO DIA EM QUE HOUVE A TROCA DE TIROS E LOGO DEPOIS QUE OS TANQUES APONTARAM SEUS CANHÕES PARA OS INSURGENTES E ESTES SE RENDERAM, NÓS FOMOS DESLOCADOS À GUARNIÇÃO DA AERONÁUTICA ONDE PERMANECEMOS, SE BEM ME LEMBRO, DURANTE TRÊS DIAS. (PK) em
Convoco a todos à participar da discução para que possamos escrever melhor esta etapa da História e não história, conforme eu for recebendo as resposta vou recolocando abaixo das perguntas, você podem responder em forma de comentário no Blog ou por e-mail para c.e.gomes@terra.com.br conto com a colaboração de todos para mantermos esta ferramenta no rumo da manutenção histórica.
>

3 comentários:

Anônimo disse...

NOVA CCS/BS-XEREM- É isso aí mesmo, cumpadre KADU.Podiamos ter deixado as coisas como estavam, baseando-se apenas na afirmativa do companheiro Pascon.Aí o Xerem, vai e comenta, adicionando os dados e as fotos do RUBIO .Mas eis que o tino investigativo e pesquisador do PEKOWAL levanta uma lebre.Aí fica o impasse e o "suspense":-Quem será o Artilheiro acima do Caminhão Mercedes?Quem será o Artilheiro que carrega um armamento diferenciado frente à Portaria da Base Aérea?Já viram que deixar quieto não é o negócio dos colunistas deste blog.Sintam-se então, convidados, os seguintes Senhores:-CEL.ARY,CAP. ARAUJO, ALTAMIR MONTEIRO, Gen.CARDOSO, Cel.CARVALHO e outros que , naqueles dias,coordenavam os trabalhos da tropa do BGP durante aquele conflito.A História reclama:- chega de anonimos.!!!!!Que isto não pareça a famosa e indesejável COMISSÃO DA VERDADE. - NOVA CCS/BS-XEREM

Anônimo disse...

Uma certeza: esta foto na Guarnição da Aeronáutica foi na manhã do dia 12 de setembro de 1963. Lembro que havia uma equipe fotografando nossa entrada lá. (PK)

Anônimo disse...

ERRADO:
Também já temos as confirmações de que a guarnição na frente na Aeronáutica era a nossa CPP na manhã de 13 de Setembro, confirmado pelo Pekowal que estava presente.

CORRIGINDO:FOI NA MANHÃ DO DIA 12 DE SETEMBRO DE 1963. FOI NO MESMO DIA EM QUE HOUVE A TROCA DE TIROS E LOGO DEPOIS QUE OS TANQUES APONTARAM SEUS CANHÕES PARA OS INSURGENTES E ESTES SE RENDERAM, NÓS FOMOS DESLOCADOS À GUARNIÇÃO DA AERONÁUTICA ONDE PERMANECEMOS, SE BEM ME LEMBRO, DURANTE TRÊS DIAS.
(PK)