sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NOVA CCS/BS - XEREM – Lembrando de um amigo do BGP

NOVA CCS/BS - XEREM - Nos idos de 63/64/65 quem serviu no BGP na 3.ª ou 4.ª Cia conhecia bem o 3.º Sgt. GUEDES, cara gente fina, rapaz ainda novo, pouca coisa mais velho que os recrutas que estavam ali para servir ao Exército. Um bom jogador de futsal e campo, como também vôlei e basquete. Quando tirava serviço de sgt. da guarda ou nas guardas de palácios, ninguém tinha magoa dele. Até que veio a baixa e nos afastamos dele. Um dia, tomando um lanche numa lanchonete de Araraquara, eis que reconheço em alguém sentado à minha frente (balcão em forma de U), uma figura que ainda tinha na mente. Afinal era lá pelos idos de 66,67, termino meu lanche, pago e contorno o balcão e vou bater um papo com ele. Indago-lhe se por acaso já tinha sido militar do Exercito. Ele afirma que não tinha sido, ele ainda era militar e o instrutor do TG de minha cidade.
 Abraços, expressões de contentamento e sempre nos víamos ele, em estando em Araraquara, havia prestado vestibular para Odontologia na FFOA e cursava para se tornar Cirurgião Dentista. E por aqui ficou até se forma, quando pediu ou foi transferido para Campinas, para servir à uma Unidade do Exército naquela  Cidade. Mas lá acabou falecendo, vitima de um atropelamento. Fora prensado contra uma mureta por uma camionete no estacionamento do Supermercado ELDORADO daquela cidade. Isto ocorreu lá pelos idos de 70 a 73.
Na foto do meio, meu neto, Xerenzinho JUNINHO aponta para o ultimo nome da primeira coluna, 2.º sgt JOSÉ  GUEDES BARBOSA.
Na outra coluna, no 8.º Nome, DURVAL DE ALMEIDA FILHO, que já foi a Brasília conosco, foi instrutor também e Presidente da FUNDESPORT e lá também me comandada, pois eu jogava DAMAS por Araraquara.
No 10º nome, HILÁRIO DOMINGUES NETO,  também ex-instrutor e companheiro de Encontros, faz questão de afirmar que faz parte do BATALHÃO DA SAUDADE. Ambos ostentam hoje a patente de Major ou Tenente Coronel.
Como se vê, o que lê naquela placa do Monumento do Centenário do TG de Araraquara, além do texto, um pouco de história que tem algo de BGP e de BS.
Na última foto, uma placa alusiva ao Centenário de Fundação do TG.
Dêm um zoom e tentem ver o que está escrito.
NOVA CCS/BS/XEREM









>

Um comentário:

Anônimo disse...

NOVA CCS/BS-XEREM - SubTen MITCHELL prometeu procurar no bau de coisas que há no BGP alguma foto do saudoso Sgt GUEDES e mandar para que possa ser postada no blog, em matéria suplementar.Quem serviu em 63,64,65,sob um comando do GUEDES vai gostar de rever, pelo menos em foto,o superior que mandava mas não exorbitava nem abusava de sua autoridade.Ficamos no aguardo do achado do ST MITCHELL.-NOVA CCS/BS-XEREM