segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CAUSOS DA CASERNA – Cap Paulo Camargo

GUERREIROS SÃO PESSOAS
Pedro Kowaliauskas.
"... a Vós bradamos os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos gemendo e chorando neste vale de lágrimas..." - assim a oração pincela o planeta Terra e seus habitantes como quem vive em degredo e, "ipso facto", não vive em harmonia com seus semelhantes, estando sujeito às rapinas e usurpações de valores, territórios e, maior ainda, com risco para a sua própria nação. De tal forma, visando a defesa, formaram-se os exércitos e os guerreiros...

Terra, esta fornalha que faz fundir o aço e o ouro dentro de cada ser.

Quando incorporamos no Batalhão da Guarda Presidencial, ainda recrutas, foi nossa incorporação reunida no salão do refeitório para que fôssemos submetidos a uma avaliação escrita que, depois soubemos, era para selecionar os alunos ao CFC (que não era aquele gás nocivo, mas sim o Curso de Formação de Cabos). O gás, cada um tinha que ter o seu, em farda camuflada, dentro do próprio espírito.

Desta seleção, a Cia. de Petrechos Pesados, teve o primeiro classificado de todos os do Batalhão, cujo nome de guerra era FRANCO. E aqui peço permissão a Gibran para utilizar o título de um de seus livros com a finalidade de adjetivar este soldado: ele parecia ser um daqueles "Espíritos Insurgentes", muito possivelmente dado à sua inteligência que rabiscava à genialidade.

Dos alunos do Curso de Cabos, alguns foram remanejados para outras Companhias. Foi o caso deste integrante já citado, que veio juntar-se à Terceira Companhia de Fuzileiros. Não demorou muito e foi punido. Outras punições vieram. Foi desligado do CFC e já mofava na prisão. Comentava-se que estava correndo o processo de sua expulsão.

Foi quando o então CAPITÃO PAULO CAMARGO, (com letra maiúscula) que bem faz lembrar a assertiva do Gonzaguinha quando diz que "Guerreiros são pessoas". Este então comandante da CPP dirigiu-se ao pavilhão do Comando e interviu com seus argumentos a favor daquele rapaz que já estava amarelo, preso, com bolor até na alma. Não demorou muito e lá estava ele, o sentenciado, de volta ao seu alojamento. Chegou até à baixa.

Sim, guerreiros são pessoas, mas há pessoas que já estão herdando, em seus corpos sutis, um DNA das milícias celestes, ou seja... de anjos. 

                                                    oOo

"... e ri-se a orquestra, irônica, estridente. E da ronda fantástica a serpente faz doudas espirais. Qual num sonho dantesco as sombras voam. Gritos, ais, maldições... Preces ressoam.... E ri-se Satanás!... " (do Navio Negreiro por Antonio de Castro Alves). 


Colaboração de Pedro KOWALIAUSKAS CPP 63/64
>

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah!Esse PEDRO PEKOWAL,sempre aprontando das suas!Eu avisei vc, KADU, que esse PEKOWAL,é o artesão das palavras, o artifice de lindas crônicas, recheadas de poesia, encantamento, memórias, doces lembranças. Que bom ler uma crônica dessa!!!!Ainda mais se conhecendo a arena onde se desenrolaram esses fatos.Nós também estivemos lá. Por isso, a vc, nosso reconhecimento , PEDRO KOWALIAUSKAS. Como o Cap. PAULO CAMARGO, seu nome também merece ser escrito em letras Maíúsculas.Nossa Gratidão a esse companheiro por tingir de Poesia e bom gosto este nosso blog.XEREM-10/JAN/2011-

Anônimo disse...

"O homem pode defender-se dos ataques; contra o elogio se está sempre indefeso." [Sigmund Freud]

(sobre o comentário do Xerem - pekowal)