Estamos aqui inaugurando uma nova seção, GABINETE DO GOSUEN, esta seção é dedica as contribuições enviadas por um dos fundadores do Batalhão da Saudade Antonio Roberto Gosuen. Este serviu em 1965 e foi cabo e o responsável em datilografo do boletim do BGP.
Aqui ele nos envia o significado da heráldica do novo distintivo do BGP, material este que eu estava devendo aqui no BLOG.
DESCRIÇÃO DO DISTINTIVO HISTÓRICO
Escudo português, contornos e filetes dourados; chefe cortado em duas faixas, sendo a superior vermelha e a inferior azul-celeste, cores representativas do exército, carregado com a abreviatura da denominação da organização militar em letras maiúsculas em ouro; campo carregado com um escudo português, chefe verde, cor da arma de infantaria, carregado com dois fuzis cruzados, de ouro, em brocante um barrete frígio, em suas cores e ornamentos; campo esquartelado; primeiro quartel amarelo, cor da casa de Habsburgo, em alusão a dona Maria Leopoldina e carregado com as armas do império, em suas cores; segundo quartel branco, alusivo ao título de “Pacificador” e carregado com o brasão do Duque de Caxias, em suas cores; terceiro quartel verde, cor da casa de Bragança, em alusão a D. Pedro I e carregado com um escudo circular, contendo a fronte de uma cabeça de leão dourada e bordadura azul, carregada com dezenove estrelas brancas, representativas das províncias brasileiras quando da proclamação da independência; quarto quartel azul-celeste e vermelho, fendido por uma faixa verde e amarela, em referência à faixa presidencial, e, em brocante, uma coluna branca do palácio da alvorada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário