terça-feira, 4 de janeiro de 2011

PIONEIROS DO BGP – 1ª Turma do NPOR do BGP

 
O nosso querido BGP sempre pioneiro, no dia 25 de Novembro aconteceu a formatura da 1.ª Turma do NPOR do BGP na arma de Infantaria. A cobertura foi feita pela equipe do AORE / Planalto, esta é a associação dos Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro.
Segue abaixo a reprodução integral de toda a matéria e também o link para que conheçam o site desta associação que é riquíssimo.
http://www.sangueverdeoliva.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=289:df&catid=1:noticias&Itemid=2

Escrito por Ten Nogueira - Presidente da AORE/Planalto   

Realmente uma festa para ser lembrada por muito tempo. As solenidades que integraram a formatura da 1a Turma de Infantaria do NPOR de Brasília. Sintetizando: FORAM AÇÕES PADRÃO BGP.

Apesar do “sem cessar” de atividades dividiu-se em três eventos as solenidades. No primeiro dia, quinta-feira, 25/NOV, no auditório do Batalhão da Guarda Presidencial – Batalhão Duque de Caxias, teve lugar a solenidade de entrega dos prêmios e lembranças aos alunos que mais se destacaram no curso de formação. Várias entidades entre elas a POUPEX e a AORE PLANALTO disseram presente contemplando os alunos-destaques numa solenidade festiva, bastante descontraída e com presença maciça de familiares, convidados, oficiais e graduados do BGP.


Tudo teria sido “normal demais” não fora o fato de o Aluno n0 16, em sua comovida saudação aos pais, ter se referido à turma como “nós aspirantes”.
Embora não estivesse programado, o Cmt do Btl e Dir de Ens, Cel Elias, usou da palavra e, entre felizes e bem-humoradas menções, lembrou aos formandos – se referindo aos recentes acontecimentos do Rio de Janeiro – o quanto se pode fazer em apenas 48 horas.
No dia seguinte, sexta-feira, 26/NOV, no Recanto do Granadeiro, teve lugar a cerimônia religiosa, também contando com a presença de familiares, convidados e oficialidade do BGP. Os destaques ficaram por conta de 2 fatos que marcaram a solenidade: o 10 deles foi a leitura, em uníssono, pelos presentes, da Prece do Oficial R2, de autoria do 10 Ten R2 Inf Moraes, de Cuiabá, agora definitivamente incorporada aos ritos religiosos. Ao se encerrar a cerimônia, em meio aos cumprimentos, deu-se o 20 destaque: O Instr Ch do NPOR, Cap Inf Flábio, surgiu com um envelope que foi entregue ao Al n0 16, aquele da solenidade da noite anterior. Ao abrir o envelope, constava uma missão: apresentar ao Cmt do BGP, em 45 minutos, um Plano de Ação para uma patrulha que, sob o comando dele, do “16”, deveria se deslocar – e destruir -  num local identificado por coordenadas onde o serviço de inteligência havia identificado um “aparelho” pronto para uma ação armada na área do Planalto Central do Brasil.

Dispensada a estupefatação de mamães, irmãs, namoradas e outros neste momento... “NPOR comigo, em forma diante do Núcleo”... Foi o brado do “16” ao assumir o comando da patrulha e preparar para partir para a missão.

Valeu à pena... No dia seguinte, sábado, dia 27/NOV, o grande dia, os Oficias R2 de Brasília, principalmente os novos aspirantes, assistiram a uma formatura que superou todas as expectativas.

Diante de Oficiais Generais, superiores, graduados, convidados de outras forças, enfim, de uma assistência emocionada, surgiam no Pátio Gen Adhemar da Costa Machado, em colunas por um, em cadência firme e coordenada, os novos Aspirantes a Oficial R/2 da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro, para construir, entre o palanque e a tropa formada, o BGP completo, a estrela do oficialato.

Foi uma formatura realmente imponente, inesquecível. A formação dos Aspirantes, as evoluções, a platéia, a vibração, enfim, o conjunto, envolveu e emocionou a todos. Os Oficiais R2 de Brasília agradecem ao Comandante Militar do Planalto - Gen Div SODRÉ, ao Comandante do BGP – Cel ELIAS, ao Instrutor-Chefe do NPOR/BGP - Capitão Inf FLÁBIO e a todos os integrantes do Batalhão Duque de Caxias, pela deferência e pelo destaque.
Merece destaque especial ainda o fato de – somente verificado no desfile da tropa – a presença do estandarte da AORE/PLANALTO, conduzida por um Granadeiro, integrando a Guarda à Bandeira Nacional.

OBS: No site existe um número bem grande de fotos, visite
>

Nenhum comentário: