sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

GABINETE DO GOSUEN – FUNDAÇÃO DO BATALHÃO DA SAUDADE

 Em um encontro informal, no mês de dezembro de 1989, na oficina mecânica do Machado, na cidade de Franca, São Paulo,  conversavam três reservistas do BGP: Amilton Borges , Élio Machado da Silva  e João Guilherme Rosa Flávio de Castro, todos de 1965 . Élio Machado comentou que gostaria de reunir alguns amigos que serviram no BGP em 1965, para um churrasquinho em sua oficina, o tempo foi passando, e na véspera do fim de ano de 1989, João Guilherme e Amilton  Borges se encontraram numa festa de amigo invisível na Prefeitura, e voltaram a falar da tal reunião. Por intermédio de uma listagem de um companheiro que serviu no BGP eles conseguiram 31 reservistas de 1965, e como não seria possível fazer na oficina do Elio Machado, eles alugaram a Cabana de São Benedito, um local muito conhecido em Franca, para festividades;
 A reunião deu-se em 05 de Janeiro de 1990 com 31 companheiros, no salão de festa da Cabana e marcou o início do Batalhão da Saudade, nome sugerido pelo editor de um jornal da cidade de Franca, que ajudou na divulgação do evento.
Foi um dia de muita alegria e de muita emoção, nas diversas lembranças do ano em que estes amigos passaram em Brasília.
No ano seguinte, o Encontro contou com a presença dos Oficiais Cel. Telles e Cap. Bolivar com suas esposas, além dos familiares dos reservistas.

No ano de 1995, foi realizada em São Carlos, SP, a primeira reunião fora de Franca, Encontro que contou com a participação de 104 reservistas e de militares da ativa e da reserva, contemporâneos no BGP.   A reunião de São Carlos contou com a presença do Comandante do Batalhão da Guarda Presidencial e foi anunciado o reconhecimento pelo B.G.P., do Batalhão da Saudade, com a finalidade de fortalecer os laços de amizade, cultuar o civismo e estreitar o relacionamento de reservistas com o BGP e com o Exército Brasileiro. Também foi anunciado a criação do Quadro de Amigos do BGP.
Estava criado oficialmente o Batalhão da Saudade, composto principalmente, por reservistas das cidades do Estado de São Paulo.

Em 1992, por ocasião da comemoração do aniversário do Batalhão, diante do convite do Cel. Comandante Alberi Santini, e incentivados pelos oficiais: General Cardoso, Cel. Montegomes, Cap. Bolivar e Ten. Ricardo, granadeiros da reserva juntaram-se aos granadeiros da ativa, participando das comemorações da Unidade Militar. Nos anos seguintes tem se repetido estas viagens de granadeiros  para Brasília.

>

Nenhum comentário: