domingo, 21 de novembro de 2010

BGP NA HISTÓRIA – Textos sobre eventos onde o BGP marcou a História do Brasil.

Nesta coluna, pretendo  lançar os textos escritos pelos Granadeiros, que viveram os eventos, ou mesmo pesquisaram os dados e compilaram para que saibamos mais da participação de nossa querida unidade nas história do Brasil, não só textos mas documentos também serão enriquecedores.
            O primeiro a ser abordado é o “Batismo de Fogo” escrito pelo Granadeiro Pedro Kowaliauskas, que retrata o levante de Brasília, sublevação feita pelos sargentos da aeronáutica em 1963 devidos a problemas políticos, esta operação também foi denominada por alguns autores como a revolta dos sargentos, o importante não é o nome dado ao fato da sublevação e sim a brilhante participação dos Granadeiros em tal operação defensiva que foi crucial para a manutenção da ordem naquele momento.
            Nosso Granadeiro Pekowal, participante muito ativo do Blog BS Paulistanos, me enviou um texto bem legal sobre o assunto, mas eu não fiquei satisfeito, pedi a ele o anterior que ele havia postado no site do Granadeiro Hélio Gouveia  www.veteranosbgp.com.br que também retrata a operação. Ele já havia me enviado 2 textos de sua autoria, mas eu ainda não estava contente e lhe pedi um documento histórico de grande importância, uma escala de serviço escrito a mão pelo então sargento da guarnição, não deu outra, em poucos minutos estava lá a imagem. Ah!! Vocês pensam que eu me contentei? Que nada!! Fui perguntando para ele sobre mais materiais, e ele então me falou de uma entrevista que o Cel de Inf. da reserva Ary dos Santos deu a 4 de Set de 2007 a um veículo de Brasília.
            Pronto agora já tenho um bom material para passar para os demais Granadeiros, vou dividir em 5 capítulos apresentando um por dia nesta semana, 2 do Granadeiro Pekowal e três com a entrevista do Cel Ary dos Santos.
            Lembro a todos que estes “posts” só foram possíveis graças a participação dos Granadeiros, então se você tiver qualquer material,  pode nos enviar que será muito bem vindo por todos. Não tem este tipo de material? Pode fazer comentários que também são muito importantes para que continuemos a buscar materiais de qualidade para a nossa associação.
            C.Gomês


>

Um comentário:

Anônimo disse...

Para relatar algumas ações e emoções vividas durante os dias da REBELIÃO DOS SARGENTOS, nada melhor que as palavras de dois ou três personagens, que por aqui estão a mandar matérias sobre aquele evento: Cel.ARY SANTOS (Ten.ARY) E PEDRO KOWALIAUSKAS. (PEKOWAL). Houve outros eventos ocorridos nos quais a tropa do BGP foi ocupada, onde ela agiu com presteza e habilidade.Como, por exemplo, a Revolução de 64, a deposição de Mauro Borges, tb em 64.Tb outras missões durante o período em que durou o Governo Militar, mas vamos esperar os depoimentos de quem esteve envolvido nos mesmos. Um abraço a Todos. Xerem.