quarta-feira, 10 de novembro de 2010

RUMO AO PLANALTO – A História da Construção de Brasília

Nesta coluna, pretendo colocar matérias diversas sobre a construção de Brasília, matérias de diversas vertentes para que possamos ter as mais variadas perspectivas da História recente do Brasil. Você também pode participar enviando sua matéria que pode ser de sua redação ou de outra, desde que citado a autoria conforme manda as normas vigentes.
Abaixo vou colocar uma matéria de minha pesquisa sobre o assunto, vou fazer em várias partes pois o tema é muito extenso.
Por que Juscelino deu início à construção de Brasília?

O candidato a presidência da república em 1955, Juscelino Kubitschek de Oliveira tinha seu plano de metas já planejado e seu jargão era: “50 ANOS EM 5!” este planejamento estava dividido em 5 partes. Quando de um de seus comícios em cima de um caminhão na cidade Goiâna de Jatai foi interpelado ao final de seu discurso por um senhor conhecido por “Toniquinho da farmácia” que o questionou se iria ele cumprir todas as exigências da Constituição brasileira em vigor, quando sem aos menos pestanejar disse de imediato que a cumpriria integralmente, lançando logo em seguida um pequeno silêncio onde o cidadão que o interpelava lançou: “ Então o senhor vai transferir a capital federal para o Palnalto central!” Em resposta o então candidato disse que se isto estava previsto na Constituição a cumpriria, que iria verificar e então a cumpriria.
Essa passagem ficou marcada pois o então ex Governador de Minas Gerais era conhecido por cumprir tudo o que falava e quando não podia logo dava um jeito de não se comprometer, mas este dia teve um algo especial, tanto na forma como foi interpelado pelo senhor ali presente como pela forma de se comprometer. Ao verificar com seus auxiliares de campanha que a constituição já previa a transferência da Capital Federal para o Planalto Central, imediatamente mudou o seu plano de metas que passou a ser 6 etapas com o mesmo slogan de 50 anos em 5.

Na proxima etapa eu vou colcoar aqui a parte referente a constituição que previa a mudança da capital, caso algum colega queira expor sua matéria sobre este dado a página está aberta.
>

Nenhum comentário: