quinta-feira, 18 de novembro de 2010

HISTÓRICA – 19 DE NOVEMBRO DIA DA BANDEIRA – Conheça um pouco da história do batalhão da Saudade e o nosso estandarte.


           Nosso Estandarte sendo hasteado na presença de nosso presidente Gen. Cardoso
          O nascimento do BS deu-se há muitos anos atrás, na cidade de Franca, fruto do esforço e da saudades dos companheiros daquela cidade, mais especialmente da turma de 65/66. Reunindo-se na oficina do saudoso HÉLIO MACHADO (falecido em acidente automobilístico), alguns companheiros decidiram, depois de mais algum tempo, ampliar o circulo e marcaram o encontro em um salão maior. Chamaram outros companheiros de anos anteriores e posteriores a 65. UM amigo da turma sugeriu então que aquele grupamento de amigos saudosos fosse denominado BATALHÃO DA SAUDADE. Dele faziam parte, a partir dessa ocasião, J. GUILHERME - GOSUEN - MAURO TAVEIRA - PAULO - JOSÉ CARLOS BERNARDES - FURINI - e vários outros, que até hoje prestigiam e comparecem aos encontros onde o BS está presente ou promovendo. 
 Em 1995, já na cidade de S. Carlos, convidados pela turma de Franca e que promovia seu 1º Encontro, RONALDO SOTRATE e MANOEL JOÃO SAMPAIO (64 - 4.ª e 1.ª Cia), resolveram fazer uma bandeira para ser colocada nas reuniões do BS. Ora, o Cel. RUI SIQUEIRA que haveria de participar desse encontro, tratou de oficializar a existência do BS junto ao BGP, sendo que esse encontro passou a fazer parte da Agenda de Eventos onde o BGP se faria presente, com seu Cmt. e mais um grupo de Militares que comporiam o Staff do Cel. Cmt. Então, um Brasão igual aos que a gente usava no Braço foi feito para ser colocado no palco. Tempos depois haveria a presença da primeira bandeira com o símbolo do BS
Depois dessa festa em S. Carlos é que o Sotrate e o Sampaio (Mane) resolveram fazer a primeira bandeira, com um símbolo um pouco diferente do atual. Este foi criado a 3 cabeças e 6 mãos, ou seja: SOTRATE-MANÉ SAMPAIO-ARNALDO PASCON (63 - 1.ª Cia). Tempos depois, após o afastamento do Sotrate, a bandeira que ficara com ele, ficou ausente de uma festa em Brasília e uma em Rio Preto. O Xerem e o Vavá providenciaram através do Ratinho (José Rafael Bertucci, Rio Preto - 66) que contratou junto à BANDERPLACAS, de S. J. Rio Preto, a confecção do atual estandarte (que muitos chamam de bandeira). Para diferenciar daquela que havia "sumido", inserimos uma pequena faixa azul horizontalmente entre a parte azul escuro e a vermelha, apenas para diferenciar daquela que havia desaparecido. Tempos depois, numa reunião de 40 anos da turma de 64, esta bandeira desaparecida, surgiu, mas então nosso estandarte já era considerado o oficial dentre os companheiros e sempre exposto nas festas das cidades ou em Brasília. O pessoal de Ibitinga vai mandar fazer um estandarte novo, mas seguindo o padrão do atual. Pedi para minha cunhada fazer uma caixinha decorada com o Brasão do BS na tampa para guardar o referido estandarte. Ele acompanha a bandeira
Ora criado o BS, feito o estandarte, parecia tudo completo, mas, como já estávamos atolados no esquema saudosista, o companheiro ARNALDO ANDRÉ PASCON fez a letra da CANÇÃO DO BATALHÃO DA SAUDADE ("...QUANTA SAUDADE, VC NOS DEIXOU.....GRANADEIRO, SEMPRE GRANADEIRO, .....O SARGENTO HOJE OFICIAL, O TENENTE, HOJE GENERAL...).Foi apresentado ao BGP. Acharam a letra magnífica. Mas para fazer parte do conjunto de canções militares, uma "co-autoria" do então Cmt. do BGP JOÃO CARLOS VILELA MORGERO (Hoje General do Exército - Comandante do Exército na Região Sudeste) mais o Tenente JACY FERREIRA, Maestro da banda na época que sempre tem uns dobrados ou marchas ainda sem título, pegou uma dessas e colocou-a como sendo a melodia da CANÇÃO DO BATALHÃO DA SAUDADE. Em 1997, festa de 174 anos do BGP, ela foi executada pela primeira vez e hoje ela é, ao lado do Hino Nacional e da Canção do BGP, o Hino dos Encontros do BS. Mas também em outras festas onde o BGP está presente ela é executada.
Por ocasião da festa de 1997, no BGP, os companheiros de S. Carlos, SOTRATE, MANÉ SAMPAIO e CARLOS ALBERTO MANCUSO (Diretor Executivo do BS) mandaram confeccionar uma placa de aço inox, para ser afixada junto ao Mastro Central do Pátio do BGP. Nela está escrito que "servir no BGP, mais que um dever, a honra foi maior. Sob este mastro do pátio do nosso BGP, esta prova de nosso orgulho e agradecimento. Julho/97-BATALHÃO DA SAUDADE." Ficou fixada ali no canteiro do Mastro por vários anos até que uma decisão do Comando Militar do Planalto e do QGEx, atendendo às inovações e melhorias impostas às Unidades do SMU, a referida placa dali foi retirada, sendo ela afixada no Palanque do BATALHÃO DA SAUDADE, ao lado do Palanque das Autoridades. Ela está para ser vista e fotografada.
O Batalhão da Saudade tem como combustível a saudade, a amizade e a camaradagem da caserna. Desse tempo trazemos até hoje, guardados na memória, os bons momentos ali vividos. JK escreveu o livro PORQUE CONSTRUÍ BRASÍLIA - tenho-o e na primeira página acrescentei:- POR QUE CONSTRUÍ BRASÍLIA - para que nela se erguesse o BGP e nele fizessem amigos e Homens. São anos e mais anos de experiência, saudades e lembranças que Alzeihmer, Parkinson ou Escleroses não conseguem apagar. Todos os anos os componentes viajam centenas de quilômetros, de vários e distantes lugares deste ou de outros Estados, no afã de reencontrar aquele amigo magrinho, que hoje está uma bola. Aquele sujeito que corria e jogava um futebol sarado e hoje anda devagar, aquele que pegava cadeia por não cortar o cabelo como queriam os Sargentos e Tenentes e que hoje não têm um fio sequer para pentear (não é verdade, Scarduelli ?) O General, Coronel ainda são chamados de Tenente ou Capitão. Os Capitães e Majores de Hoje, são ainda chamados de Sargento ou Cabo. É a patente de ontem que vale. Nem adianta apresentar carteirinha, é assim mesmo. Não é rebaixamento. Fiquem sossegados. No nosso coração, as estrelas dão lugar ao macarrão (divisas no braço). É mentira Mancuso???? Não é verdade Zé Artur???
Xerem os adora e ainda os tem como amigos.
Deus ainda está permitindo isto.
Nosso Estandarte sendo hasteado na presença de nosso presidente Gen. Cardoso


O porta Bandeiras feito especialmente para o nosso estandarte
>

Um comentário:

Unknown disse...

Quero avisar aos incautos, que eu andei 180 metros para dar o primeiro tiro o outro ainda não dei mas, estou mirando na direção de Araraquara.. Gostaria que fossem colocadas as fotos da primeira turma de sargentos temporários formadas no BGP em 1980, e que hoje fazem parte do Batalhão da Saudade.