sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CARTAS DOS GRANADEIROS – Pedro Kowaliauskas

Quero aproveitar o blog para manifestar meu pedido de desculpas.

Até hoje sinto remorso por duas atitudes que tomei quando servi ao BGP:
            -a primeira, por me apresentar como participante de uma algazarra, o que resultou em detenção no alojamento;
            -a segunda por aceitar um desafio de um colega e passar a ausente, resultando em prisão.
            No primeiro caso, eu chegava da rua, em sábado de folga e, de repente o alojamento virou uma guerra de travesseiros. Um dos travesseiros me atingiu e eu o mandei de volta. Já havia soado o toque de silêncio. O oficial de dia colocou a Cia. em forma e perguntou quem havia participado da algazarra. Pensei que todos fossem se apresentar. Mas não aconteceu. Fui o primeiro a dar um passo à frente. O Charles me fez companhia. E acho que foi só. Não houve condescendência, fomos punidos. Depois fiquei sabendo que a algazarra já vinha se repetindo por diversas vezes naquele dia...
Perdi meu diploma de honra mas, no período da baixa, o sargento que era responsável pelo preenchimento dos diplomas de honra, pediu minha ajuda e eu preenchi alguns diplomas. Poderia ter preenchido um também para mim – MAS NÃO O FIZ e aí é que é que senti a minha honra.  
            No segundo caso eu fui desafiado por um colega para passar a ausente e, vendo que meu comportamento continuaria como "bom", mesmo após essa punição, vim embora pra casa. Na volta, o SARGENTO LUIZ CARLOS SILVA, com um ar de tristeza no rosto me disse:
-Por que você não me falou? Eu conseguiria uma dispensa para você...
E se esse relato puder chegar àqueles a quem feri, peço meu PERDÃO.

Pedro Kowaliauskas - jul/63 a jul/64.
>

Um comentário:

stmitchell disse...

Não consegui localizar o Sgt Luiz carlos da Silva, hoje 2º Ten da reserva