terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

HISTÓRICA – Significado das palavras

O nosso colaborador Pekowal CPP 63/64  vem trazendo para nós sempre boas pesquisas e em um de seus achados foi o site http://origemdapalavra.com.br/palavras/soldado onde ele pode identificar não só as palavras que usamos no meio militar como inúmeras outras explicações.

A palavra soldado ele nos enviou na semana passada com uma definição bem mais ampla, mas aqui não só esta mas como outras de muito interesse.

soldado – do Italiano soldato, “o que recebe soldo”. E o soldo vem de solidum numus,“dinheiro sólido” – moedas, enfim. (cel.Souto).

CABO – esta palavra veio do Latim caput, “cabeça”, no sentido de “pessoa que chefia”. Hoje em dia um cabo não manda muito, mas todos eles se podem consolar pensando que o Imperador Napoleão Bonaparte era chamado, com afeto, Le Petit Caporal, “o pequeno cabo”. Ele havia sido cabo no exército, numa época em que muitos já começavam com uma patente de oficial, recebida por méritos de parentesco ou de pura e simples compra. (cel.Souto)  -  (Hitler também foi cabo)

SARGENTO – vem do Latim servire, “servir, atender, ajudar”. Originalmente sua atividade era mais a de um criado. Existe uma ferramenta usada em marcenaria com esse nome, que serve para manter unidas duas peças de madeira que devem ser trabalhadas ou coladas.
Em nosso Exército existe o sargenteante, que é o sargento mais graduado da Companhia e dá auxílio direto ao Capitão em assuntos de pessoal. (cel.Souto).
>

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse PEKOWAL, é fogo!!!!Consegue chamar a atenção com suas colaborações,que, à prmeira vista, parecem simplistas demais.Mas ,as coisas mais simples tb tem seus significados e às vezes, estas não são de nosso conhecimento e nem nos damos ao trabalho de sair à caça dos mesmos.Então, sorte deste blog que tem à mão o PEKOWAL e seus recursos investigatícios.Como diria ODORICO PARAGUAÇU. Grato a vc, Pedro Kowaliauskas. Xerem.06/02/2011