sábado, 26 de fevereiro de 2011

PELOTÃO DO XERÉM – Flashs da revolução de 1964

" 1964 - Vivíamos os anos da chamada Ditadura do Governo Militar, instalado pela "REVOLUÇÃO DE 31 DE MARÇO". Já havíamos vivido os dias agitados de antes e depois desse período, um marco na história atual do Brasil. Foram mais de sessenta dias de intensa movimentação em Brasília. Alarmes acionados em plena madrugada, prontidões a torto e a direito. Deslocamentos inesperados de pelotões ou companhias para cá, para lá. Dormíamos fardados, até de coturno, à espera do grito da sirene , acionada pelo Coronel Darcy Lazaro (e como ele gostava disso!!!), pelas madrugadas daquele Abril de 64. Passado esse período, já com as coisas assentadas em seus    devidos lugares, eis que surge o episódio da deposição do Governador de Goiás, MAURO BORGES. E lá vai o BGP tomar seu lugar em Goiânia, em peso. Mais 45 dias de intenso rebu político-militar. E novamente os agitados deslocamentos Brasília – Goiânia - Brasília. De vez em quando uns passeios pela linda e nova Goiânia, na época, poucos anos mais que Brasília.
Sempre me lembro, e acredito, os demais personagens desta história também, com carinho e saudade daqueles distantes dias. Às vezes algum companheiro apresenta uma foto tirada aqui, outro traz de uma tirada acolá. Agora foi a vez  do Companheiro CHIMIONATO que era da 1.ª Cia.  A mesma dos Corneteiros LIMINHA E BRAZ DELBONI,  do BOCA (DARCI BATISTA), do MANÉ SAMPAIO, do ex - CCS ARTUR (JOSÉ ARTUR SAMPAIO), do TACÃO, motorista, do PEDRA BRANCA (VICENTE CIRILO) e de mais uns 170 cujos nomes agora me fogem da memória. Ele, o CHIMIONATO, foi encontrar no baú de memórias e fotos, uma foto publicada na Revista MANCHETE de Outubro de 64, em que aparece  a tropa do BGP em forma para reverenciar o Presidente CHARLES DE GAULLE, da França (aquele que afirmou que o Brasil não é um país sério), que visitava Brasília,  em passeio pelo Brasil. Mais companheiros devem ter outras fotos, de outros momentos, vividos na linda Brasília da época. Espero que tomem coragem de digitalizá-las e enviá-las para nossos endereços e depois, quando o companheiro e Administrador C.Gomês tiver um tempo, postar no seu blog.
Obrigado CHIMIONATO e GOSUEN pele envio  ao C.Gomês e a mim. Passando pelo meu endereço, a foto arrisca-se a ter um texto e uma matéria por companhia. Chegando juntos nas mãos do KADU, têm mais chance de serem publicadas, pois ele precisa pensar em qual tópico pode encaixar o "retrato" que mandarem a ele. C.Gomês, sei que o que eu ponho nas suas mãos funciona. Então, desta vez, vai ser assim.
 XEREM-25/FEV/2011.
>

2 comentários:

Granadeiro C.Gomês disse...

A todos os companheiros, não pensem tão seriamente nas palavras do Xerém, ele está fazendo uma brincadeira devido a minha enorme falta de tempo, eu coloco todas as matérias de todos, mas devido ao fato do xerém ser o sócio do Blog e já ter se acostumado comigo já manda o material com algumas facilidades, isso não quer dizer que os colegas devam mandar primeiramente para ele ou preparar algo para o envio, basta mandar, tanto faz para mim, C.Gomês ou para o Xerém, o importante é mandar, as vezes falta um pouco de tempo, mas com certeza todos os materiais irão para o ar.

c.e.gomes@terra.com.br

xerembgp@hotmail.com

Anônimo disse...

Concordo em gênero, número e Grau, com o que diz o companheiro Kadu, a respeito do caminho que deva tomar os envios de material para postagem neste blog.Como uma das máximas da Matemática, "...a ordem dos fatores não altera o produto..." ou a da Geometria "...a menor distância entre dois pontos é a linha reta...!.Fica a critério e à escolha dos companheiros qual caminho tomar.O importante é mandar, seja por Kadu ou por Xerem.Ambos agradecem.Sempre oferecemos dois endereços para o envio, pois, às vezes pode ocorrer o tal de "postmaster" que nada mais é que a devolução por excesso de Caixa de Entrada, queda de conexão da internet, etc...Disponham..Xerem-26/Fev/2011