sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CASOS E CAUSOS – 4.ª Cia a melhor do Batalhão


Como a maioria aqui já sabe, eu servi em 89, final do regime, primeiro presidente civil, um ano de nova constituição e comandantes ainda tentando prever o que aconteceria com todos do antigo regime, se bem que neste ano tínhamos um cel. muito bom, bem preparado que não estava muito neste pensamento, tanto que foi a Gen. e depois de ir para a reserva se tornou secretário de segurança do RGS, orgulho para todos da turma de 89, afinal de contas nosso cel. comandante se tornou secretário de segurança.
            Mas não comecei a escrever este post para falar do Cel. Goulart e sim da melhor Cia do ano de 89, para mim foi a melhor mas, para o Batalhão nem tanto. Tínhamos tantos aloprados que éramos motivo de sátira em todas as outras cias e os elementos das outras subunidades diziam entre eles “Se você cometer alguma alteração disciplinar o Capitão vai lhe mandar para a 4.ª Cia”. Eu, nesta época, trabalhava como cassineiro e sempre passava pelo hotel de transito de cabos e soldados, pelo fato da escada de serviço ser próximo ao maior alojamento da 4.ª Cia, isso mesmo chegaram a chamar o X 3 de 4.ª Cia, de tantos presos da mesma que tinham lá.
            Um belo dia houve uma alteração coletiva, infelizmente a memória não me permite lembrar o motivo, mesmo por que no dia desta alteração eu não fui convidado, estava de serviço lá no “Ranchão Querido”. Se eu tivesse sido realmente convidado para esta alteração, seria uma cadeia dupla para mim, além da indisciplina uma falta ao trabalho. Mas vamos voltar ao X 3 daquele ano. Uma grande parte da Cia presa na cadeia, isso mesmo não era caso de detenção e sim cadeia, batalhão todo em forma, sai da composição os empregados, motoras, rancheiros, cassineiros, manutenção, pelotão de obras entre outros e a Cia é anunciada pelo toque da Corneta. Quando se dirigem à presença do CMT o capitão, seus tenentes e os sargentos com uns poucos primeiras baixas garantidos, parecia uma simples patrulha e não uma Cia. Motivo de sátira na hora do rancho com certeza. Mas a maior dos presos não está ainda ai!! O Cel CMT tinha o hábito de dar ordem de sentido Cia por Cia, e assim foi, primeiro a “Cia do cerimonial, sentido!”, “CCS Sentido!”, “5.ª Cia sentido!”. E como sempre ouve-se um forte uníssono de posição. Mas, quando o CMT anuncia “4.ª Cia Sentido!” ouve-se um som fraco de poucos homens, porém com muita vibração, mas não como das cias anteriores. Porém, passado uns 2 segundos ouve-se lá do xadrez um uníssono de posição de sentido com o grito de “GUARDA!”, ouvido por todo o batalhão e ajudado pela acústica.
            Não preciso nem mesmo falar que neste dia até o Cel homem muito sério riu da situação
            Por isso eu digo que a 4.ª foi a melhor do batalhão em 89.
            Muita saudade e orgulho de ser pantera a Cia Soberana!  


C.Gomês - 4.ª Cia/1989

C.Gomês e Alex Cavalcante, no pelopes de 89

>

3 comentários:

Bertolazzi disse...

Grande Gomes!!! Há controvérsias sobre qual Cia foi a melhor do Batalhão!!! Todos nós sabemos que a Cerimonial, comandada pelo Cap Paul Cruz, fopi a melhor em todos os quesitos (também se não fossemos o homem nos matava), eramos a melhor na ordem unida, a que menos alterações de guarda dava, a melhor "Pescadora"...
hehehehehehe

Bertolazzi disse...

Grande Gomes!!! Há controvérsias sobre qual Cia foi a melhor do Batalhão!!! Todos nós sabemos que a Cerimonial, comandada pelo Cap Paul Cruz, fopi a melhor em todos os quesitos (também se não fossemos o homem nos matava), eramos a melhor na ordem unida, a que menos alterações de guarda dava, a melhor "Pescadora"...
hehehehehehe

Anônimo disse...

É pura verdade sandro sub armeiro da grande 4ª