segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

MOMENTO ALOPRADO – Entrevista de emprego

Não é segredo para ninguém aqui que tenho um cargo de chefia na iniciativa privada, nada de muito vultuoso, afinal de contas na iniciativa privada o que mais existe é cargo de chefia para se distribuir responsabilidades. Mas não é este o meu caso, hoje fui entrevistar um candidato para a vaga de analista comercial, recebi do RH um currículo muito bem avaliado, com uma série de bons testes, candidato ideal, só precisava mesmo fazer as minhas avaliações mais técnicas. Sempre que entrevisto alguém eu faço algumas perguntas chaves para saber mais ou menos como a pessoa é, isso não só para candidatos, mas para clientes ou qualquer outra pessoa, assim vou desenhando rapidamente o perfil do interlocutor e sei por onde puxar o assunto em especial se for cliente, em um evento no interior do RGS, ao conversar com um potencial comprador percebi pelo seu sotaque que ele não era gaucho, até ai simples, identifiquei uma pequena réplica do monumento JK, aquele que fica em cima do memorial lá de Brasília e ao fazer algumas perguntas notei obviamente que o cliente era Juscelinista, fã das obras de desenvolvimento de JK, inclusive nesta conversa descobri que ele era mineiro de Diamantina, logo já disse a ele: “Então você é do Tijuco?” expressão aplicada aos filhos de Diamantina, não preciso mais dizer que consegui através deste estreitamento de diálogos uma bela venda. Mas ainda não era este o motivo de minhas palavras, quando fui entrevistar o candidato de hoje não sabia como começar o quebra gelo, o campeonato de futebol acabou, então não dava para perguntar se o time do aspirante tinha ganhado ou perdido no ultimo final de semana, não dava para perguntar de política para saber as suas predileções pois tudo anda meio morno neste final de ano por causa das ultimas eleições, então o que fazer para identificar o perfil do candidato? Nada! Vai ter que ser assim mesmo, também não tenho mais muito tempo, pois esta vaga tem que ser preenchida para primeira semana de janeiro, então só me restou o seguinte diálogo:
            - Olá como vai?
- Saiba que você foi muito bem recomendado pelo RH (isso para deixar o candidato à vontade e tirar o máximo dele)
- Como estão os preparativos para as festas de final de ano?
- vai viajar?
- E o amigo secreto?
Quando ele me dá seguinte resposta:
- Este ano em virtude do excelente resultado das eleições nós não vamos brincar de amigo secreto, estamos tão contentes que vamos lá em casa brincar de “camarada clandestino!”
Baixa o pano e segue a vaga em aberto, se alguém quiser encaminhar um candidato, pode ser corinthiano, palmeirense santista,.......
Bom Final de ano para todos!

C.Gomês – “Orgulho de ser Granadeiro!”

>

Nenhum comentário: