quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PELOTÃO DO XERÉM – Os pioneiros do BGP

Corria o ano de 1960, Capital Federal recém inaugurada. Muita coisa já pronta, porém, muito, mas muito mesmo, para ainda ser feito. Imensos espaços ainda com matas nativas, extensos canteiros de obras, algumas em fase de inicio, outras, em andamento, outras quase para serem entregues. Lá distante, bem longe da Esplanada dos Ministérios (uns 6 ou 7) já prontos, no Setor Militar Urbano, dois ou três quartéis. Um deles, o do BGP. Inaugurado, mas ainda com arvores nativas no local que hoje é o Pátio. E os prédios novinhos, ainda sem ocupantes, aguardando a primeira turma de recrutas. Alguns oficiais, Sargentos e Cabos à espera dos soldados que chegariam do Rio de Janeiro para serem os primeiros soldados a ocuparem aquelas Companhias. A principio a Primeira e outra Cia que no momento me escapa à memória. Eram originários de  Santa Catarina e Paraná. Ali tiveram que se divertir entre aprender o beabá do militarismo (RDE – esquerda -  direita - ordinário: Marche - Ombro: Arma - Sentido!!! Disciplina, hierarquia, tirar guarda) e prestar serviços de carpir, corte - abrir buracos, pá, picareta, colher de pedreiro, cal, cimento, areia,pedra, para ajudar no acabamento do BGP. O antigo Canteiro Central do Pátio, destinado à instalação do Mastro das Bandeiras, ainda inexistente, foi obra da turma dos PIONEIROS DO BGP. Mais precisamente, do RILA e ROBERTO ERNESTO STORM que, com colher e pá nas mãos, fizeram um belo canteiro e ali instalaram o Mastro. Onde até hoje lá está e nele tremulam as bandeiras do Brasil, do BGP e às vezes, também, o Estandarte do BSAUDADE, Graças ao contato mantido com o companheiro MARIO JOSÉ CARNEIRO RILA tomamos conhecimento de muitas coisas daqueles bons tempos, quando o BGP fora comandando pelo grande Coronel OLAVO VIANNA MOOG e vários outros oficiais e Sargentos. Daquela turma, acho que apenas o Cap. ANTONIO ARAUJO, o Cap. BOLIVAR MAZON comparecem aos nossos encontros. Vamos averiguar com o BOLIVAR alguma outra informação para tornar esta matéria mais completa. Essa turma de Pioneiros, dentre os quais lembramos os nomes de MARIO  RILA, MARNE SCHROEDER, DARCI RIBEIRO, o finado STRAPAZZON, FULVIO, MAFRA e outros, cujos nomes, embora os saiba, neste momento, me fogem à lembrança. Faz tempos que nossos contatos com aquela turma cessaram, mas o material que tenho em mãos pode informar alguma coisa sobre aquele grupo de jovens que saíram dos rincões e sertões catarinenses e paranaenses para irem escreverem seus nomes no livro da história do nosso BATALHÃO DA GUARDA PRESIDENCIAL.
Flâmula/Estandarte do Encontro da Turma de 61- 6º Encontro - Curitiba


Turma de Pioneiros, em Videira-SC, em 2001, reunião para comemorar os 40 anos de incorporação;


RILA recebe e abraça STRAPAZZON , falecido em 2007 ou 2008


RILA, olhando para a camera, enquanto MARNE SCHROEDER discursa ao final da reunião


TURMA DE 1961- Agachados ao centro MARIO RILA, à sua direita, DARCI RIBEIRO

MARIO RILA, de São José/SC,

>

2 comentários:

Anônimo disse...

Xerem, Neoclair Aparecido Ribas, como sempre mostra a sua alma nas coisas que escreve. Bonito esse seu trabalho e também do Gomês, claro, sei que há outros nomes como do Hélio... É o companheirismo falando alto dentro de vocês.

Anônimo disse...

"Somos todos componentes de um Grande Corpo. Pôs a natureza em nós, que somos nascidos iguais, de homens iguais, um amor recíproco e nos tornou companheiros. Ela infundiu em nós o conceito de justiça e de equidade." (Epicteto).

-pekowal-